29 de fevereiro de 2008

Magnata russo adia planos de se tornar acionista majoritário do Arsenal

O magnata russo Alisher Usmanov (foto) adiou por seis meses seus planos de se tornar acionista majoritário do Arsenal, da Inglaterra.

Segundo comunicado da sociedade Red and White, criada especialmente para negociar as transações do russo com a equipe inglesa, Usmanov não quer realizar uma ação contrária à vontade do restante da diretoria.

O magnata enriqueceu na mesma época que Roman Abramovich, mas investindo em áreas diferentes - optou por minério e metalurgia, enquanto o dono do Chelsea ficou com petróleo e alumínio.

Recentemente, Usmanov aumentou recentemente seu pacote de controle no Arsenal para 24,2%.

O presidente do clube, Peter Hill-Wood, não gostaria de ver Usmanov como "dono do clube", e a própria torcida também mostrou não estar de acordo com a vinda do multimilionário russo.

No último mês de outubro, a diretoria do Arsenal tomou a decisão de impedir que dirigentes vendessem suas ações para impedir que Usmanov assumisse o controle.

Contudo, representantes do multimilionário russo garantiram ter o dinheiro para comprar as participações dos acionistas minoritários.

O magnata, torcedor do clube de Londres há anos, pensa que o potencial de crescimento das ações do Arsenal é de 50 a 100%.

Usmanov acha que o clube pode ter sucesso em campo se o francês Arsene Wenger, atual técnico do clube, permanecer no cargo por mais tempo.

O clube londrino, avaliado em aproximadamente 640 milhões de euros, tem 45% de suas ações nas mãos de cinco acionistas.

Nos últimos meses, Usmanov comprou o jornal "Kommersant", um dos mais importantes da Rússia, e a coleção particular do falecido violoncelista russo Mstislav Rostropovich.

Fonte: Yahoo! Esportes

Nenhum comentário: