25 de fevereiro de 2008

Conmebol rejeita pedido de clubes brasileiros sobre jogos na altitude

A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) rejeitou o pedido dos clubes brasileiros para a proibição de partidas da Copa Libertadores em grandes altitudes, revela uma carta apresentada nesta segunda-feira pela Federação Boliviana.

No documento, a Conembol lembra que o Comitê Executivo, "baseado em estatísticas que mostram não haver qualquer caso fatal, decidiu manter o programa das partidas da Copa este ano, nos estádios das equipes classificadas, sem qualquer exceção".

A decisão foi adotada em reunião no dia 22 de janeiro, em Santiago do Chile, e levou em conta a posição da Fifa de que sobre os "torneios de clubes regionais corresponde a cada Confederação determinar sobre este particular assunto".

Na carta, a Conmebol "pede aos clubes brasileiros que cumpram com o programa de partidas oficiais nos estádios e datas programados".

Cruzeiro, Santos, São Paulo, Fluminense e Flamengo disputam partidas contra equipes que têm estádios na altitude, como os bolivianos Real Potosí e San José; o equatoriano Liga Deportiva de Quito e o peruano Cienciano.

A carta é assinada pelo secretário geral da Conmebol, o argentino Eduardo de Luca, e a Confederação Sul-Americana adverte "que o regulamento do campeonato tem artigos claros sobre os casos de não comparecimento às partidas programadas oficialmente"

O documento destaca que o tema não está "concluído" porque as federações afiliadas à Conmebol pediram para suspender a aplicação da última resolução da Fifa sobre os jogos na altitude.

Neste sentido, decidiram formar uma "Comissão Médica Científica Sul-Americana para analisar os efeitos da altitude e de outras condições extremas (sobre os jogadores) e as formas de atenuar o problema".

Os clubes brasileiros enviaram uma carta à Conmebol em 18 de fevereiro passado pedindo a suspensão das partidas em diversos estádios, que em todos os casos estão situados acima dos 2.750 metros.

Fonte: Agência AFP

Nenhum comentário: