16 de fevereiro de 2008

Magnata russo aumenta participação no Arsenal

O magnata russo Alisher Usmanov (foto à esquerda) detém agora 24% das ações do Arsenal, atual lider do Campeonato Inglês, anunciou hoje a empresa "Red and White" em comunicado.

Até agora, o maior acionista do Arsenal era o empresário Danny Fizsman, que conta com 24% de participação no clube londrino, segundo a agência "Interfax".

Usmanov, proprietário da Metalloinvest, líder no setor metalúrgico russo, anunciou sua intenção de se tornar o acionista majoritário do Arsenal.

O magnata russo, torcedor do clube londrino há anos, acha que o potencial de crescimento das ações é de 50 a 100%.

O presidente do clube, Peter Hill-Wood, não gostaria de ver Usmanov como "dono do clube", e a própria torcida também mostrou não estar de acordo com a vinda do multimilionário russo (ver foto abaixo).

No último mês de outubro, a diretoria do Arsenal tomou a decisão de impedir que dirigentes vendessem suas ações para impedir que Usmanov assumisse o controle.

O magnata russo acha que o clube pode ter sucesso em campo se francês Arsene Wenger, atual técnico do clube, permanecer no cargo por muitos anos.

O clube londrino, avaliado em aproximadamente 640 milhões de euros, tem 45% de suas ações nas mãos de cinco acionistas.

Nos últimos meses, Usmanov comprou o jornal "Kommersant", um dos mais influentes da Rússia, e a coleção particular do falecido violoncelista russo Mstislav Rostropovich.

Fonte: Agência EFE

É nisso que dá essa história dos times de futebol tornarem-se "clubes-empresa": abre a possibilidade de ficarem à mercê de alguns poucos empresários e de sua fria lógica capitalista...

Nenhum comentário: