20 de fevereiro de 2008

Federação Francesa processa torcedor que insultou zagueiro marroquino

A Federação Francesa de Futebol (FFF) e a Liga de Futebol Profissional da França (LFP) entraram hoje com ações judiciais contra um torcedor suspeito de ter proferido insultos racistas contra um jogador marroquino da equipe do Valenciennes, no último sábado, em Metz (nordeste da França), em partida válida pela primeira divisão do Campeonato Francês.

Estes dois processos se somam aos três já movidos contra Christophe H, um agente de segurança de 38 anos, pelo jogador insultado, o zagueiro Abdeslam Ouaddou (foto); pelo Metz, e pela associação antidiscriminação SOS Racisme.

O secretário de Esportes da França, Bernard Laporte, pediu "sanções mais severas" para torcedores que realizarem manifestações racistas, já que a legislação atual prevê a proibição de acesso aos estádios por apenas três meses.

"Mas nós queremos que a pena seja ampliada para um ano", disse.

Christophe H. se encontra detido sob a acusação de "injúrias públicas com caráter racista", e será julgado em 18 de março pelo Tribunal Correcional de Metz.

Fonte: Agência EFE

Esperamos que este exemplo seja seguido pelas instituições brasileiras e que as manifestações racistas nos estádios sejam reprimidas e seus agentes fortemente penalizados.

Nenhum comentário: