18 de fevereiro de 2008

Mini-helicóptero teleguiado vigiará 'hooligans' da Saxônia

A polícia do estado regional alemão da Saxônia conta, desde esta sexta-feira, com um pequeno helicóptero teleguiado (foto) para detectar eventuais atos de violência nos estádios de futebol desta região da ex-RDA, anunciou o Ministério regional do Interior.

A Saxônia, tristemente conhecida pela violência cometida em seus estádios de Dresden, ou Leipzig, é a primeira região do país a recorrer a este dispositivo: um avião com câmera, que filmará os "hooligans" no momento da confusão.

As gravações poderão servir de provas nos julgamentos contra os supostos autores de atos violentos.

A região costuma ser palco de confrontos entre a polícia e as torcidas dos clubes locais que terminam em várias detenções.

Em setembro passado, vários clubes proibiram o acesso ao estádio de qualquer pessoa com símbolos da extrema-direita, ou marcas associadas a movimentos racistas e anti-semitas.

Fonte: Agência AFP


É bom ressaltar que nem todos os hooligans são de extrema-direita e/ou racistas. Há hooligans de esquerda, que seguem uma ideologia anti-fascista e combatem duramente o racismo nos estádios e aqueles "torcedores" que propagam tal tipo de preconceito.


Nenhum comentário: