Já chegou às loterias brasileiras o centro de uma das maiores polêmicas do futebol do país durante os últimos anos. Alvo de muito debate, a Timemania, loteria criada pelo governo federal para sanar a dívida fiscal de alguns dos principais clubes do país, teve seus volantes disponibilizados ao público.
Com preço de R$ 2 por aposta, a Timemania é uma loteria que aposta nas imagens dos clubes brasileiros. Em troca, as equipes recebem uma porcentagem da arrecadação e ainda podem parcelar suas dívidas com a Receita em até 240 meses.
Participam da loteria os clubes que integram as duas primeiras divisões do Campeonato Brasileiro, além de equipes selecionadas pelo Governo Federal a partir de critérios como títulos conquistados, participações na Copa do Brasil e número de torcedores.
Curiosamente, a Timemania não foi uma unanimidade nem entre os clubes desde o início. O Vasco sempre se mostrou reticente quanto às vantagens oferecidas para a participação na loteria e o São Paulo chegou a ameaçar não participar por conta da igualdade de cotas entre todos os integrantes.
Além da polêmica com os clubes participantes, a Timemania causou discussão por conta de sua proposta. O primeiro motivo é que a loteria seria uma forma de o governo burlar o princípio de isonomia fiscal. Afinal, oferece a clubes que admitem inadimplência uma forma de sanar esse compromisso em um prazo extremamente longo.
A Lei nº 11.345/06, que instituiu a Timemania, foi promulgada em 14 de setembro de 2006. A proposta encontrou resistência até em setores da Caixa Econômica Federal, responsável pelo sorteio, pela quantidade de benesses que oferece aos clubes de futebol.
Um dos principais motivos para essa resistência é que a loteria não tem mais a obrigatoriedade de transformação de clubes em empresas, que fazia parte do projeto inicial. Sem contrapartida alguma, os clubes terão uma oportunidade para pagar uma dívida fiscal e poderão fazer isso em um prazo extremamente grande.
A previsão de arrecadação da Timemania é de R$ 520 milhões nos primeiros 12 meses. Desse total, R$ 239 milhões devem ser distribuídos aos acertadores. Para participar, o público poderá escolher dez entre os 80 números (cada um relacionado a um clube). Ganha quem acertar sete, seis, cinco, quatro ou três.
Para fomentar a participação na loteria, o Governo Federal ainda conseguiu a participação do ex-jogador Pelé como garoto-propaganda. Ele fará parte de toda a campanha de marketing da Timemania e mostrará aos torcedores os procedimentos para apostas.
Já nas últimas semanas, Pelé tem aparecido em um teaser televisivo. Na peça, o Rei fala sobre um grande lançamento em seguidos trocadilhos com a loteria e sua carreira como atleta.
Com preço de R$ 2 por aposta, a Timemania é uma loteria que aposta nas imagens dos clubes brasileiros. Em troca, as equipes recebem uma porcentagem da arrecadação e ainda podem parcelar suas dívidas com a Receita em até 240 meses.
Participam da loteria os clubes que integram as duas primeiras divisões do Campeonato Brasileiro, além de equipes selecionadas pelo Governo Federal a partir de critérios como títulos conquistados, participações na Copa do Brasil e número de torcedores.
Curiosamente, a Timemania não foi uma unanimidade nem entre os clubes desde o início. O Vasco sempre se mostrou reticente quanto às vantagens oferecidas para a participação na loteria e o São Paulo chegou a ameaçar não participar por conta da igualdade de cotas entre todos os integrantes.
Além da polêmica com os clubes participantes, a Timemania causou discussão por conta de sua proposta. O primeiro motivo é que a loteria seria uma forma de o governo burlar o princípio de isonomia fiscal. Afinal, oferece a clubes que admitem inadimplência uma forma de sanar esse compromisso em um prazo extremamente longo.
A Lei nº 11.345/06, que instituiu a Timemania, foi promulgada em 14 de setembro de 2006. A proposta encontrou resistência até em setores da Caixa Econômica Federal, responsável pelo sorteio, pela quantidade de benesses que oferece aos clubes de futebol.
Um dos principais motivos para essa resistência é que a loteria não tem mais a obrigatoriedade de transformação de clubes em empresas, que fazia parte do projeto inicial. Sem contrapartida alguma, os clubes terão uma oportunidade para pagar uma dívida fiscal e poderão fazer isso em um prazo extremamente grande.
A previsão de arrecadação da Timemania é de R$ 520 milhões nos primeiros 12 meses. Desse total, R$ 239 milhões devem ser distribuídos aos acertadores. Para participar, o público poderá escolher dez entre os 80 números (cada um relacionado a um clube). Ganha quem acertar sete, seis, cinco, quatro ou três.
Para fomentar a participação na loteria, o Governo Federal ainda conseguiu a participação do ex-jogador Pelé como garoto-propaganda. Ele fará parte de toda a campanha de marketing da Timemania e mostrará aos torcedores os procedimentos para apostas.
Já nas últimas semanas, Pelé tem aparecido em um teaser televisivo. Na peça, o Rei fala sobre um grande lançamento em seguidos trocadilhos com a loteria e sua carreira como atleta.
Fonte: Cidade do Futebol
Quem pagará a dívida dos clubes?
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