12 de fevereiro de 2008

Uefa confia em ação conjunta para findar racismo no futebol

Homem-forte da entidade européia cobra participação da sociedade também na resolução das questões de violência e xenofobia


Racismo, violência e xenofobia são alguns dos maiores problemas enfrentados no mundo do futebol, razão pela qual as principais entidades que comandam o esporte vêm tomando medidas para saná-los. Este é o caso da Uefa.

Em entrevista concedida ao site oficial do principal órgão do esporte na Europa, o Secretário-Geral David Taylor convoca o público em geral a participar das mobilizações contra estas situações.

Tratam-se de problemas de toda a sociedade, e não apenas do futebol. Infelizmente, temos assistido a algumas manifestações desse tipo dentro dos estádios de futebol e a Uefa tem sido clara nas mensagens que tem deixado, nas ações tomadas e nas sanções aplicadas na defesa dos mais fundamentais direitos humanos”, afirma.

David Taylor relembra ainda que no último ano a entidade excluiu o Feyenoord da Copa da Uefa por causa do comportamento de seus torcedores – no caso, atos de violência dos hooligans. E, tratando destas temáticas “com as armas que tem em mãos”, pode realizar o mesmo processo em relação ao racismo e à xenofobia.

Existem maiores dificuldades, naturalmente, com incidentes que ocorrem fora dos estádios, mais longe dos palcos futebolísticos. É aqui que a polícia e as autoridades civis devem trabalhar em conjunto com o futebol. A responsabilidade não cabe, em primeira instância, ao futebol, é um problema social”, conclui Taylor.

Fonte: Cidade do Futebol

Nenhum comentário: