21 de fevereiro de 2008

PM não foi chamada para realizar vistorias

ESTÁDIOS DO INTERIOR

A Polícia Militar não vê eficácia no tipo de vistoria que a FCF faz nos estádios antes de cada campeonato cearense


A Polícia Militar não foi chamada para vistoriar os estádios do Interior antes do início do Estadual. A revelação é do comandante de Policiamento do Interior, coronel Sérgio Magalhães (foto). ´Tomamos conhecimento das vistorias que a Federação Cearense de Futebol (FCF) faz através da imprensa. Só somos convocados quando a coisa se complica, como aconteceu recentemente no caso do estádio do Horizonte´.

Conforme Magalhães, para ser eficaz, uma vistoria deveria ser feita por um colegiado, formado por engenheiros do Crea, Bombeiros, Polícia Militar, Federação, Imprensa etc. ´Só assim teríamos uma parecer plausível, elaborado por especialistas de cada área´.

Sérgio Magalhães conta que apenas após o início do Estadual recebeu um pedido da FCF para visitar as praças esportivas. E somente ontem enviou o relatório sobre as condições do Abilhão, em Quixadá.

Sobre o Estádio Serjão, de Boa Viagem, foi enfático. ´não pode haver jogos ali. Não existe alambrado, apenas um amontoado de arames em torno do gramado. Além do mais, só existe uma via de acesso, o que o torna inviável para receber um público mediano´.


Em Fortaleza, o problema é o mesmo de acordo com o comandante de policiamento da Capital, coronel Sérgio Costa. Segundo o laudo técnico da Polícia Militar, entregue ontem de manhã à procuradora Roberta Coelho e à procuradora geral do Ministério Público do Estado, Socorro França, o Estádio Alcides Santos, do Fortaleza, ´não reúne condições mínimas de segurança´.

Segundo o documento, falta um lugar para recolher os torcedores que causarem tumulto, os guarda-corpos são baixos, tem poucas bilheterias, há deficiência na iluminação interna e externa (à exceção do gramado) e não foi apresentado nenhum documento sobre a real capacidade de público.

Já o relatório de vistoria dos Bombeiros recomenda ´a não realização de jogos do Campeonato Cearense enquanto não forem providenciadas uma série de exigências: projeto de segurança contra incêndio, canalização preventiva, saídas de emergência, pára-raios e escada de segurança´. O laudo é assinado pelo capitão dos Bombeiros Roberto Giuliano Rocha e pelo coronel dos Bombeiros Jussiê Costa Pereira.

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário: