31 de janeiro de 2008

Grupo de torcedores planeja compra do Liverpool

Intenção é agregar grande número de associados, bom aporte financeiro e investir no clube londrino


Nos próximos anos, o Liverpool pode passar a ser gerido pelos seus próprios torcedores. Isto porque um grupo de aficionados pelo tradicional time inglês articula unir forças – e dinheiro, claro –, para adquirir o clube do coração.

Em um projeto que deverá ser anunciado oficialmente nesta quinta-feira, um grupo denominado “Share Liverpool FC” tem o objetivo de reunir 100.000 sócios e acumular 500 milhões de libras, algo em torno de 2 bilhões de reais, para comprar o clube e construir um estádio.

Agora é a hora de oferecer uma solução diferente para as preocupações crescentes que os fãs de futebol têm sobre o modelo de gestão em nossos principais clubes de futebol. Milhares de fãs do Liverpool já demonstraram a insatisfação com a desorganização nos negócios”, revela Rogan Taylor, diretor do curso de “Football Industry”, na Universidade de Liverpool, e uma das cabeças da empreitada.

Baseado em exemplos de grandes clubes espanhóis e alemães, que têm um grande quadro associativo de simpatizantes, a idéia é evitar que a instituição londrina fique nas mãos de um magnata, por exemplo, sem nenhum vínculo com a história da mesma.

Dívidas absurdas sempre surgem nos clubes recém-fundados, e os fãs sabem que, no fim, serão eles que vão pagar o pato com o aumento no preço dos ingressos e em outros segmentos. Sendo assim, porque não comprar o próprio clube?”, questiona Taylor.

Fonte: Cidade do Futebol

Como foi recentemente noticiado em nosso blog (leia a postagem), o Liverpool encontra-se nas mãos de dois empresários estadunidenses que colocaram o clube em uma grave crise financeira, abrindo a possibilidade de o clube inglês ser vendido para sanar as dívidas. Esta iniciativa da torcida do Liverpool trata-se, portanto, de uma atitude admirável e que deve servir como exemplo aos torcedores de vários times de futebol (inclusive aos do nosso querido Ferroviário), que vêem seus clubes caírem em desgraças em decorrência da atuação de empresários na gestão.

Nenhum comentário: