17 de janeiro de 2008

Fifa e Uefa anunciam fim do G-14

A Fifa e a Uefa anunciaram na última terça-feira (15/01) o fim do G-14, grupo que reúne os clubes mais poderosos de futebol europeu, após reunião realizada hoje na cidade suíça de Zurique.

A mudança ocorrerá formalmente em reunião do Fórum Europeu de Clubes no próximo dia 21 de janeiro. Nesta data, a Uefa também divulgará a intenção de criar a Associação de Clubes Europeus, que reunirá mais de cem equipes representando suas 53 associações.

O fim do G-14 foi assinado num memorando de acordo com a Uefa.

Com isso, os 18 clubes do grupo retirarão os processos judiciais por conta da liberação de seus jogadores.

No encontro, realizado na sede da Fifa, ambas as partes também se comprometeram a compensar financeiramente os clubes que cederem jogadores para competições oficiais entre seleções.

O presidente de a Fifa, Joseph Blatter, definiu a reunião de terça-feira como "histórica e decisiva para o futebol moderno", pois os clubes finalmente ganharão representação dentro do organismo.

Já o ex-jogador francês Michel Platini, à frente da Uefa, disse que a carta de intenções assinada hoje não é um "passo político, mas lógico".

"A amizade e a confiança são os alicerces de nosso jogo. Parabenizo o presidente da Uefa por ter colocado em prática a mudança que tinha prometido quando assumiu o mandato. É uma vitória para todos", disse o presidente do Barcelona, Joan Laporta, em nome dos clubes. Ele também é membro da Comissão Estratégica da Fifa.


Fonte: Yahoo! Esportes

Nenhum comentário: