24 de janeiro de 2008

Partido Democrata cria time de futebol e mira estrangeiros


Com intuito de ganhar eleitores latinos, democratas de Nevada rebatizam equipe da região

O Partido Democrata parece ter encontrado uma fórmula para evitar mais uma derrota nas eleições americanas. Após dois reveses consecutivos nos últimos oito anos para seu maior rival, o Partido Republicano, os democratas apostaram no esporte mais popular do mundo, mas que não tem grande aceitação entre os norte-americanos, para conquistar um público que tem sido decisivo nos pleitos: os eleitores latinos.

A ação se moldou em agosto de 2007, quando os democratas de Nevada começaram a patrocinar um time de futebol de Las Vegas, rebatizando a equipe como Los Democratas. A intenção era cativar hispânicos apaixonados por futebol, mas que não tinham ligação com a política.

O Los Democratas comanda a Liga de Futebol de Las Vegas, que é formada por mais de 10 mil jogadores. Antes de cada um de seus jogos, membros e ativistas do Partido Democrata promovem o registro de eleitores latinos, em mesas montadas ao lado do campo.

As pessoas desenvolveram uma paixão por política. Elas vêm falar comigo após os jogos e me perguntam quem está na dianteira nas pesquisas, quem ganhou os caucus [prévia eleitoral em Nevada]. Não era assim antes”, afirmou Lalo Arredondo, capitão do time, natural do México e que há apenas seis meses se tornou um cidadão americano.

Democrata de carteirinha, Arredondo, de 25 anos, faz um paralelo entre as condições dos candidatos à Casa Branca e o esporte no qual atua na posição de volante.


"Ela [Hillary Clinton, sua candidata] tem a experiência necessária, após ter passado anos no Congresso. Já Obama (o senador Barack Obama) fala muito sobre esperança, mas é como no futebol, é preciso conciliar esperança e experiência", analisou.

Fonte: Cidade do Futebol

É... pelo jeito não são só os políticos do Brasil que se aproveitam da paixão do povo pelo futebol para conseguir angariar votos e alcançar seus objetivos eleitoreiros... Atenção, torcedores: 2008 é ano eleitoral, e muitos oportunistas aparecerão querendo ganhar seu voto a custo de muita demagogia e falsidade... Cuidado, não caiam nessa!

Nenhum comentário: