19 de janeiro de 2008

Venezuela apoiará Bolívia em proibição a jogos na altitude

A Venezuela apoiará a Bolívia em seu "direito natural" de jogar na altitude de La Paz durante os debates da Conmebol para revisar a proibição da Fifa à realização de partidas em locais a 2.750 metros acima do nível do mar.

Serafín Boutureira, presidente encarregado da Federação Venezuelana de Futebol (FVF), disse à Agência Efe que será pedida a aprovação de uma moção para solicitar à Fifa que ponha fim à proibição.

"O presidente da FVF, Rafael Esquivel, viajará à Bolívia para apoiar-lhe neste caso. A linha da Federação é que a Bolívia tem o direito de jogar onde quiser", afirmou.

O dirigente disse ainda que acredita que cada país tem o direito e o poder de decidir onde quer jogar.

"Eu, particularmente, penso que a Bolívia tem todo o direito de ter La Paz como sede", afirmou.

Boutureira disse também que no debate sobre a altitude que a Conmebol promoverá em Santiago, capital do Chile, no dia 22 de janeiro, por causa do veto, deve haver um consenso em favor da Bolívia.

A nova resolução da Fifa sobre o tema da altitude foi divulgada na semana passada na Bolívia através da Conmebol.

Na resolução, a principal entidade do futebol mundial proíbe jogos em locais acima de 2.750 do nível do mar, a não ser que possa haver "um período de aclimatação de pelo menos duas semanas".

A decisão prejudica a realização de jogos internacionais no estádio Hernando Siles, de La Paz, situado a 3.577 metros acima do nível do mar.

Fonte: Agência EFE

Nenhum comentário: