24 de janeiro de 2008

Uma hora a bolha estoura

Tarde de sábado chuvosa na terra adotada por Simplício. Ituano e Portuguesa jogariam no esdrúxulo horário das 18h10. Para quem não sabe, desde o ano passado, muitos jogos têm começado neste horário para não atrapalhar as transmissões da SporTV. É que muitas vezes, o jogo das 16h termina perto das 18h e cria problemas para a operação comercial da emissora. Então o mais fácil foi padronizar as partidas para as 18h10. Deu para entender?

Jogadores já batiam bola há algum tempo em Itu. Veio a ordem para o árbitro Paulo César de Oliveira atrasar o início do jogo. É que Santos e Internacional decidiam nos pênaltis uma vaga para a semifinal da Taça São Paulo e a transmissão da emissora não poderia ser interrompida.

O povo começou a vaiar e, depois de 15 minutos de espera, Paulo César usou tardiamente o bom senso e começou a partida, ao final vencida pelo Ituano por 1 a 0.

Repare na tabela do Campeonato Paulista. Tem jogos 16h, 17h, 18h, 19h30, 20h30, 21h45 (que sempre começa perto das 22h, por causa desse nefasto Big Brother). Além do horário-novidade das 23h. Acabou a padronização! Para onde levaram a tradição?

Até agora não explicaram por que o jogo do Corinthians com o Guarani começou às dez da noite de quinta-feira passada. Mas o jogo da Globo, no meio de semana, não é na quarta?

O Morumbi recebeu 30 mil corintianos. Se a partida fosse as 20h30, horário tradicional, mais de 50 mil iriam ao estádio.

Tenho o maior respeito pela Rede Globo. Mas ela só está vendo os seus interesses e de seus filhotes SporTV e pay-per-view. E nada me tira da cabeça que ela quer acabar com o público nos estádios. Assim daria as cartas com os cartolas e seria a principal receita do futebol. E os clubes e federações continuariam em suas mãos.

A televisão é muito importante para o futebol. Principalmente uma emissora da envergadura da Globo. Mas não com esse modelo absurdo.

Para ser mais democrático e justo, ao elaborar uma tabela, todos os interesses envolvidos devem ser privilegiados. E não apenas os da televisão! Com prejuízo direto para o torcedor que gosta de ir ao estádio.

Aliás, o torcedor deveria ser a preocupação número um de quem faz futebol.

Por Márcio Bernardes
BR Press

Nenhum comentário: