20 de janeiro de 2008

Lula diz a Morales que vai defender na Fifa jogos em grandes altitudes

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva prometeu sexta-feira (18/01) ao chefe de Estado boliviano, Evo Morales, que defenderá perante a Fifa a realização de partidas de futebol em lugares com mais de 3 mil metros de altura.

O porta-voz de Lula, Marcelo Baumbach, disse em entrevista coletiva que esse foi o assunto principal de uma conversa por telefone que os dois líderes tiveram hoje e que durou quinze minutos.

A Bolívia iniciou uma campanha contra a decisão da Fifa, que, por exemplo, exclui para jogos internacionais o estádio Hernando Siles, de La Paz, cidade situada a 3.577 metros acima do nível do mar.

Nesse estádio, a seleção boliviana pretende enfrentar em junho o Chile e o Paraguai, em partidas correspondentes às eliminatórias sul-americanas da Copa do Mundo de 2010.

Segundo o porta-voz, Lula se comprometeu com Morales a enviar cartas em favor da posição boliviana à Fifa, à Conmebol e também à CBF, que apóia a decisão da Federação Internacional de Futebol.

Baumbach afirmou que Lula diz entender as preocupações que existem em torno da saúde dos jogadores que devem jogar em grandes altitudes, mas que também entende o esporte como "um fator para a integração dos povos".

O porta-voz indicou que o presidente garantiu a Morales que as cartas serão enviadas até a próxima terça-feira, quando o Comitê Executivo da Conmebol se reunirá no Chile para discutir o assunto.

Fonte: Agência EFE

Nenhum comentário: