14 de janeiro de 2008

Sul-americana se reunirá para discutir veto da Fifa ao futebol na altitude

O Comitê Executivo da Confederação Sul-Americana de Futebol (CSF) se reunirá no próximo dia 22 em Santiago, capital do Chile, para discutir novamente a norma da Fifa que proíbe a disputa de jogos em locais a mais de 2.750 metros acima do nível do mar.

A informação foi dada pelo argentino Eduardo de Luca, diretor-executivo da CSF, que está no Chile para acompanhar a disputa do primeiro Sul-Americano feminino sub-17.

A medida anunciada pelo Comitê Executivo da Fifa afeta principalmente a Bolívia, que quer disputar em La Paz seus jogos pelas Eliminatórias Sul-americanas à Copa de 2010. Outros que reclamam são o Equador, que quer jogar em Quito, e o Peru, pois Cuzco também está fora dos limites.

De Luca lembrou que, numa reunião anterior, o Comitê Executivo da CSF resolveu pedir à Fifa que não mude o regulamente para a disputa desta edição das Eliminatórias, ou seja, sem veto às cidades situadas a uma altitude superior a 2.750 metros.

"Na última reunião, em Assunção, decidimos apoiar a Bolívia. Mas acho que isso não foi levado em conta", disse o dirigente, explicando que este é o motivo do encontro em Santiago.

O dirigente da CSF disse não ter se surpreendido pela movimentação dos dirigentes da Bolívia, com o apoio do Governo do país, para fazer a Fifa mudar de idéia.

"Não me surpreende. Eles já fizeram isso antes, nas Eliminatórias à Copa de 98, na França", lembrou.

A nova proposta não foi bem recebida na Bolívia. O chanceler do país, David Choquehuanca, considerou a proibição "um atentado aos direitos humanos".

Fonte: Agência EFE

Nenhum comentário: