21 de janeiro de 2008

Liverpool pode ser vendido para saldar dívidas, diz "The Times"

Os empresários americanos Tom Hicks e George Gillett, donos do Liverpool, podem se ver obrigados a vender o clube caso não possam arcar com a dívida contraída com um banco britânico, informou o jornal inglês "The Times".

Hicks quer chegar a um acordo com Gillett para reativar os planos de financiamento de um novo estádio para o Liverpool antes que o empréstimo do banco expire.

O clube contraiu uma dívida com o Royal Bank of Scotland estimada em quase 360 milhões de euros, cujo prazo de liquidação termina no mês que vem.

Hicks pretende substituir este empréstimo por uma nova cifra de 468 milhões de euros - orçamento que permitiria ao Liverpool iniciar a construção de um estádio para 70 mil pessoas na área de Stanley Park.

O empresário disse ainda que o novo acordo seria fechado no final desta semana, embora, segundo a publicação inglesa, Gillett não tenha plena segurança em relação ao novo plano, "da mesma forma que muitos" no Liverpool.

Uma fonte da City, centro financeiro de Londres, aumentou as dúvidas a respeito da capacidade dos americanos de juntarem uma nova soma de dinheiro que garanta o refinanciamento.

"Se os donos forem incapazes de liquidar a dívida no final de fevereiro, o Liverpool cairá em posse do banco, o que na realidade obrigaria Hicks e Gillett a vender o clube menos de 12 meses após sua aquisição", disse o "Times".

Neste contexto, dois cenários possíveis se apresentam: caso os americanos consigam seu novo plano de refinanciamento, a construção de um novo estádio estaria praticamente garantida.

Hicks e Gillett já têm em mãos um projeto da HKS, uma firma de arquitetura com sede em Dallas (Estados Unidos) que avaliou o projeto em 400 milhões de euros.

Uma segunda possibilidade, mais improvável, consistiria em uma mudança de donos. Sob esta perspectiva, explica o "Times", o técnico espanhol Rafa Benítez teria muito mais chances de continuar à frente da equipe.

Fonte: Yahoo! Esportes

É nisso que dá um time de futebol ser administrado por empresários, por pessoas que não possuem fortes laços e um amor sincero pelo clube, dirigindo-o com mãos gananciosas, cujo a principal finalidade é a obtenção de lucro... Pelo visto o tiro saiu pela culatra, mas quem paga o maior "pato" são os verdadeiros torcedores do Liverpool, que vêem seu clube ficar à mercê da lógica fria do sistema financeiro capitalista...

Nenhum comentário: