18 de janeiro de 2008

Conheça o perfil da torcida coral segundo o Datafolha

Continua repercutindo a publicação da mais recente pesquisa do Instituto Datafolha sobre o futebol brasileiro. De acordo com esta nova divulgação, a torcida do Ferroviário Atlético Clube é considerada a 13ª maior do Nordeste e a 45ª maior do país.

Enquanto a maioria esmagadora da crônica esportiva cearense (Rádio, TV, Blogs e Jornais), de forma suspeita, preferiu noticiar a pesquisa com viés apenas para os dados de Ceará e Fortaleza, sequer mencionando o significativo índice coral, o Site Oficial do Ferrão publica maiores detalhes a respeito das informações apontadas pelo estudo.

Segundo o Datafolha, a torcida do Ferrão é composta, em sua grande maioria, por indivíduos do sexo masculino, com faixa etária situada entre 16 e 34 anos (fato já atestado no perfil dos recentes sócio-torcedores do clube), nível médio de escolaridade, renda familiar entre 2 e 5 salários mínimos, o que coloca o torcedor coral dentro da população economicamente ativa do país.

Os dados acima comprovam a quebra de velhos tabus consolidados ao longo do tempo, frutos de observações maldosas e inverídicas que atendem, historicamente, a vários interesses econômicos e comerciais no futebol cearense. Colocações que fazem menção a um grande percentual de idosos na torcida coral e ao reduzido número de torcedores do clube na capital cearense são paradígmas derrubados e execrados pela recente pesquisa.

Em 2005, a Gazeta Mercantil publicou um artigo dando conta que o potencial de torcida do Tubarão da Barra contemplava cerca de 200 mil pessoas. Com os novos dados, todo torcedor coral tem a obrigação de replicar as informações acerca do perfil da torcida do Ferroviário, um clube que caminha célere para o seu 75° aniversário, revigorado em potencial e em expectativas futuras.

Parabéns torcedor coral, em meio a centenas de times brasileiros, o Ferrão possuiu a 45ª torcida mais importante do país.

Fonte: Site oficial do Ferroviário

Nenhum comentário: