30 de janeiro de 2008

Causa política pune jogador do Egito

Atacante Mohamed Abou Treika mostra camisa em prol da Palestina e deve receber sanções da Confederação Africana de Futebol

O atacante egípcio Mohamed Abou Treika pode ser punido pela Confederação Africana de Futebol em virtude da comemoração de um gol da seleção de seu país sobre o Sudão, na vitória por 3 a 0 pela Copa Africana de Nações.

Treika exibiu uma camisa com a inscrição “simpatia por Gaza”, em uma clara demonstração de solidariedade com os milhares de palestinos que vivem na região controlada pelo Estado de Israel.

Segundo o diário espanhol 20 minutos, a entidade que rege o futebol naquele continente não gostou da atitude e decidiu que vai punir o jogador sob a acusação de “expressar uma mensagem política no meio de uma competição oficial”.

Os organizadores da competição sancionarão aqueles jogadores que levantem a camisa para mostrar mensagem ou publicidade. Os organizadores da competição ou a Fifa sancionarão a equipe do jogador, cujo equipamento básico obrigatório contenha mensagens políticas, religiosas ou pessoais”, diz emenda às regras do jogo impostas pelo órgão máximo do esporte.

Aos 29 anos, 128 jogos e 81 gols pelo Egito, Treika, além do teor político, é famoso por vibrar com seus gols abrindo um largo sorriso, o que garante a ele o apelido de “assassino sorridente”.

Fonte: Cidade do Futebol

Que absurdo! Cadê a liberdade de expressão?! Se o citado jogador tivesse em sua camisa escrito alguma manifestação de fé cristã ("Só Jesus salva", por exemplo) será que ele seria punido? Acho difícil...

Nenhum comentário: