"Respeito, na vitória e na derrota. É uma bela palavra, universal", disse Platini, em entrevista coletiva no estádio Ernst Happel, em Viena, na abertura do tradicional seminário para os técnicos das 16 equipes que disputarão o torneio continental.
"O torneio será o começo de uma campanha que se estenderá por todo o ano de 2008. O lema é respeito aos adversários, a seus hinos e torcedores. Estamos intensificando a luta contra a violência, o racismo, a xenofobia e a homofobia", afirmou.
Nos 31 jogos da Eurocopa, os capitães das equipes se dirigirão ao público para pedir respeito ao hino da equipe adversária e aos árbitros, disse Platini.
O presidente da Uefa também disse que fará o possível para que os portadores de necessidades especiais possam participar da festa da Eurocopa. "Nos jogos de quartas-de-final haverá um espetáculo que será dedicado a eles", disse.
A Uefa quer aproveitar a Eurocopa para lançar uma mensagem a favor da proteção do meio ambiente, e para isso Platini disse querer "que o público compareça aos estádios em meios de transporte públicos".
Ao todo, cerca de 8.300 jornalistas de todo o mundo se credenciaram para a Eurocopa da Áustria e da Suíça. Além disso, cerca de dois milhões de turistas são esperados para o evento.
"Os locais onde serão realizadas as partidas são magníficos, com muitas atrações turísticas", disse Platini sobre as sedes do campeonato.
Platini critica "influência perversa do dinheiro" no esporte
Platini quer adotar medidas drásticas contra racismo
Nenhum comentário:
Postar um comentário