14 de março de 2008

Fifa cria medidas contra lavagem de dinheiro no futebol

A Fifa anunciou nesta quarta-feira que colocará para funcionar uma série de medidas a fim de evitar que o modelo de parceria entre MSI e Corinthians se espalhe pelo futebol mundial. A entidade afirma que nove medidas já começaram a entrar em vigor para tentar "limpar" o futebol de corrupção, lavagem de dinheiro e apostas.

"As medidas têm como objetivo proteger e promover o futebol", disse o presidente Joseph Blatter (foto). Uma das principais ações é a adoção de um sistema de licenciamento de clubes, que começa a ser implementado na Ásia e dará à Fifa terá todas as informações sobre os proprietário e a fonte de renda dos clubes.

Como exemplo de parceria a ser combatida, a Fifa lembrou o caso do Corinthians, sem citar o nome do clube paulistano. "Em 2004, um empresário investiu um volume enorme de recursos em um clube sul-americano e reforçou o time de uma maneira espetacular. O dinheiro investido tinha origens suspeitas e o investimento rapidamente parou. Três anos depois, o clube foi rebaixado para a segunda divisão."

Outra mudança, que tem como objetivo reduzir a ingerência de investidores na administração das equipes, é que os clubes serão os principais responsáveis na negociação de jogadores. O cerco sobre os agentes também aumentou. Eles terão de renovar seu status de "agente Fifa" anualmente.

Fonte: Agência Estado

A Fifa deveria também tentar "limpar" a corrupção de suas próprias fileiras pois, como já foi exposto aqui em nosso blog, a sujeira nesta entidade não é pouca não...

Nenhum comentário: