28 de março de 2008

Evo Morales jogará em time da segunda divisão boliviana

O presidente da Bolívia, Evo Morales (foto), reconhecidamente um grande fã de futebol, jogará pelo Litoral, clube da segunda divisão boliviana, em um torneio para defender partidas em locais de altitudes elevadas.

O presidente do Litoral, Juan Carlos Apaza, confirmou hoje à Agência Efe que Morales acertou seu contrato com o clube no último final de semana.

Segundo Apaza, que é policial - o Litoral é o time da Polícia Federal boliviana -, a iniciativa de convidar o presidente do país a jogar pelo time surgiu após Morales disputar várias partidas com a equipe e sempre expressar seu desejo de participar de uma competição oficial.

O presidente do Litoral disse ainda que a presença de Morales na equipe também servirá para fazer uma campanha a contra o veto da Fifa à prática do futebol em locais de altitudes elevadas - como La Paz, cerca de 3.600 metros acima do nível do mar.

A Fifa determinou que partidas internacionais só poderão ter lugar a mais de 2.750 metros de altitude após um período de aclimatação dos jogadores de pelo menos uma semana.

No caso de locais de jogo acima de 3.000 metros de altitude, esta aclimatação será de pelo menos duas semanas.

Segundo Araza, Morales pode estrear como jogador da segunda divisão boliviana no próximo sábado, no jogo entre Litoral e Deportivo Zuraca, que será disputado em um pequeno campo da zona sul de La Paz.

Apenas jogadores de até 26 anos podem atuar na segunda divisão do futebol boliviano, mas é permitido que dois atletas de cada time sejam mais velhos - Morales tem 48 anos.

O treinador do Litoral, Elmer Pardo, disse ao jornal "La Prensa" que "é uma honra" o fato de Morales ter aceitado jogar com a equipe e tem a esperança de o presidente boliviano se apresente "em algum momento" nos treinos para avaliá-lo, "especialmente na parte física".

"Entendo que está em boa forma porque joga freqüentemente", disse Pardo ao elogiar o "rendimento físico invejável" de Morales.

Citado pelo "La Prensa", Pardo disse que o presidente boliviano "joga do meio-campo para frente e gosta de chegar à área adversária, além de finalizar de longa distância, aproveitando seu potente chute".

Morales costuma jogar futebol com fãs do esporte, entre os quais estão ex-jogadores da Copa de 1994, nos Estados Unidos, agentes de sua segurança policial e inclusive ministros de Estado.

Na semana passada, o presidente boliviano jogou contra uma equipe liderada pelo ex-jogador argentino Diego Maradona em uma partida beneficente para ajudar desabrigados pelas enchentes na Bolívia e defender partidas no estádio Hernando Siles, em La Paz.

Fonte: Agência EFE

Nenhum comentário: