31 de março de 2008

Autoridades francesas pedem punição para torcedores preconceituosos

Diversas autoridades políticas e esportivas da França pediram no domingo (30/03) punições judiciais contra torcedores que carregavam um cartaz com insultos contra os cidadãos de uma parte do norte do país na final da Copa da Liga Francesa, quando o Paris Saint Germain derrotou o Lens por 2 a 1 no último sábado.

O secretário de Estado de Esportes francês, Bernard Laporte, afirmou que haverá "uma decisão judicial" independente da decisão da comissão de disciplina esportiva que abordará a questão. Desta forma Laporte fez alusão aos processos apresentados pela Liga de Futebol Profissional francesa (LFP) e pelo prefeito da cidade de Lens, Guy Delcourt, contra os que carregavam o cartaz no jogo.

A faixa trazia a frase "Pedófilos, desocupados, consangüíneos: bem-vindos, Ch'tis", em alusão a um termo usado para se referir à parte mais popular dos habitantes da região fronteiriça entre França e Bélgica. Laporte considerou "inadmissível" a veiculação de tal mensagem em um jogo de futebol e declarou à rádio "France Info" que os torcedores devem ser banidos dos estádios franceses por "pelo menos um ano".

"Deve haver sanções firmes e definitivas", comentou o secretário de Estado, que disse ser contra os processos de Delcourt e do presidente do Lens, Gervais Martel (foto), para que a partida de sábado seja disputada novamente. Para Laporte se o jogo fosse disputado outra vez "os torcedores abririam cartazes cada vez que sua equipe estivesse perdendo". O secretário acrescentou que "o que ocorre no campo não tem nada a ver com o que ocorre nos tribunais".

Vários ministros franceses que estavam na final da Copa da Liga Francesa manifestaram sua solidariedade a Martel diante dos insultos do cartaz. O prefeito de Paris, Bertrand Delanoë, chegou a deixar o estádio antes do final do jogo como forma de protesto.


Fonte: Agência EFE


Nenhum comentário: