29 de março de 2008

FIFA quer levar veto à altitude às competições entre clubes sul-americanos

A Confederação Sul-Americana de Futebol (CSF) debaterá em reunião executiva no próximo dia 3 de abril uma recomendação da Fifa para levar o veto à altitude aos torneios entre clubes, anunciou hoje o paraguaio Nicolás Leoz, presidente do organismo.

Após uma reunião nesta sexta com o presidente paraguaio, Nicanor Duarte, Leoz disse a jornalistas que a proibição da Fifa de disputar jogos das Eliminatórias Sul-americanas à Copa de 2010 em cidades acima dos 2.750 metros de altitude é de "exclusiva responsabilidade" do organismo que comanda o futebol mundial.

O dirigente disse que a "sugestão" da Fifa de ampliar o veto aos torneios do organismo, o que inclui a Copa Libertadores, será um dos temas centrais da reunião, que contará com a presença dos presidentes das dez associações nacionais.

A resolução do organismo, que afeta La Paz (Bolívia), Quito (Equador) e Cuzco (Peru), exige um período de adaptação de pelo menos duas semanas para atenuar os efeitos negativos da altitude no organismo.

A reunião do titular da CSF com Duarte ocorre dez dias depois de o presidente da Bolívia, Evo Morales, telefonar ao seu colega paraguaio para que interceda ante as autoridades esportivas de seu país pelo fim do veto à altitude.

Dirigentes da federação paraguaia de futebol afirmaram estar dispostos a mandar a seleção jogar contra a Bolívia em La Paz, que fica a mais de 3.600 metros acima o nível do mar.
Os paraguaios, que lideram as Eliminatórias Sul-americanas com dez pontos, visitam os bolivianos em 18 de junho, pela sexta rodada, três dias depois de encarar o Brasil no Defensores del Chaco. O pouco intervalo entre as duas partidas torna impossível o período de adaptação exigido pela Fifa.


Fonte: Agência EFE

Se formos pesquisar, não encontraremos nenhum caso de jogadores que morreram por jogar na altitude, em compensação há casos de jogadores que faleceram jogando ao nível do mar, devido ao calor excessivo. Morreram mais jogadores ao nível do mar da Europa; na altitude não morreu ninguém! A FIFA não tem nenhum fundamento fisiológico, pois já se demonstrou que atletas podem ser preparados e atuar nas grandes alturas.

Nenhum comentário: