5 de março de 2008

Grondona garante La Paz como sede dos jogos da Bolívia nas Eliminatórias

O argentino Julio Grondona (foto), vice-presidente da Fifa, garantiu hoje que a Bolívia continuará sediando em La Paz seus jogos como mandante pelas Eliminatórias Sul-americanas à Copa do Mundo de 2010, apesar do veto à altitude.

Grondona, também presidente da Associação do Futebol Argentino (AFA), confirmou o fato a Carlos Chávez Saldívar, à frente da federação boliviana de futebol. La Paz, 3.660 metros acima do nível do mar, está entre as cidades que ficariam impedidas de receber jogos internacionais por representarem um risco à saúde dos atletas.

"Começamos desta forma e teremos de continuar assim, pois qualquer decisão não pode se tornar uma vantagem ou desvantagem para alguma seleção", afirmou o dirigente.

Grondona e Saldívar se reuniram hoje na sede da AFA, em Buenos Aires, junto ao secretário-geral da Confederação Sul-Americana (CSF), Eduardo Deluca.

A postura da Bolívia será levada por Grondona à reunião do Comitê Executivo da Fifa, a ser realizada no próximo dia 14 em Zurique, na Suíça. O país conta com o apoio do paraguaio Nicolás Leoz, presidente da CSF, e Ricardo Teixeira, à frente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

O dirigente argentino recomendou a Chávez Saldívar que não viaje à capital suíça, pois não chegaria a participar do encontro.

Em cerca de 40 dias, as dez federações da América do Sul farão uma junta médica em La Paz para elaborar relatórios sobre as verdades da influência da altitude nos atletas de elite. As conclusões serão enviadas à Fifa.

Em dezembro, o presidente da Bolívia, Evo Morales, disse que a decisão da Fifa é uma "discriminação incompreensível", pois o veto à disputa dos jogos na altitude afeta uma série de cidades do país e da América do Sul.

Fonte: Agência EFE

Nenhum comentário: