2 de março de 2008

Torcidas croatas protestam contra atos de torcedores do Estrela Vermelha

Torcidas organizadas radicais de clubes de futebol da Croácia protestaram hoje na cidade de Vukovar, perto da fronteira com a Sérvia, contra os recentes atos de vandalismo atribuídos a torcedores do Estrela Vermelha de Belgrado, informou a imprensa croata.

Mais de 2.500 torcedores do Dínamo Zagreb, do Hajduk Split e do Rijeka se reuniram hoje no centro de Vukovar para um protesto.

Os manifestantes seguiram em direção ao monumento aos soldados croatas que morreram durante a ofensiva sérvia em 1991, onde deixaram coroas de louros.

Escoltados por centenas de policiais antidistúrbios, os torcedores cantaram canções patrióticas e disseram palavras de ordem com cunho nazista, convocando à violência contra a minoria sérvia da Croácia.

O motivo do protesto foram os vários atos de vandalismo perpetrados por grupos que usavam roupas com escudos do Estrela Vermelha de Belgrado, como o ataque contra uma escola no bairro Borovo Naselje, em Vukovar, habitado quase que exclusivamente por croatas.

As torcidas organizadas sempre desempenharam um papel importante na vida política da antiga Iugoslávia. Um exemplo é o monumento existente em frente ao estádio Maksimir, casa do Dínamo Zagreb, que homenageia os centenas de torcedores do clube que morreram em batalhas militares pela Croácia.

Fonte: Agência EFE

Nenhum comentário: