País busca alternativas para consolidar a prática do fair play entre os atletas no Campeonato Italiano
Lema da Fifa há muitos anos, a prática do jogo limpo ganhará atenção especial na Itália a partir da próxima temporada. A Liga Italiana de Futebol anunciou nesta semana que vai fazer mudanças com o intuito de valorizar o fair play no país.
A primeira iniciativa, já definida, é a instituição do aperto de mãos depois dos jogos do Campeonato Italiano. Como forma de demonstrar cordialidade, os atletas das equipes envolvidas precisarão se cumprimentar como é feito em partidas de vôlei.
A Liga ainda pretende discutir, em fórum marcado para o início do próximo ano, a criação de um “tempo extra” para o futebol. A idéia é estabelecer períodos posteriores às partidas para que os jogadores se encontrem e conversem.
“Perdemos por 7 a 1 para o Manchester na temporada passada. Mas depois do jogo, o Alex Ferguson [treinador da equipe inglesa] me chamou ao escritório dele e conversamos sobre a partida. Também falamos sobre preparação e sobre futebol em geral. Acho que esse contato é fundamental para a evolução do esporte”, disse Luciano Spalletti, técnico da Roma.
Inicialmente, o modelo que a Liga Italiana pretende colocar em pauta para o pós-jogo no país é o que é feito no rúgbi – depois das partidas, atletas e árbitros se encontram para uma confraternização. Tudo depende, contudo, da aprovação das equipes italianas.
Fonte: Cidade do Futebol
Nenhum comentário:
Postar um comentário