25 de dezembro de 2007

Flamengo afirma que não joga acima de 2.750 metros de altitude

Caso o Cienciano, do Peru, avance na Pré-Libertadores, clube rubro-negro pode ter que jogar 3.400m

Os grupos da Libertadores 2008 foram anunciados nesta semana e já
começam a gerar polêmica, pelo menos para a diretoria do Flamengo. A equipe está no grupo 4, ao lado de Nacional-URU, Coronel Bolognesi-PER e o vencedor do confronto entre Montevideo Wanderers-URU e Cienciano-PER. Somente a possibilidade do time peruano seguir na competição e mandar seus jogos em Cuzco, que fica a 3.400m acima do nível do mar, já causa a revolta dos dirigentes flamenguistas.

O vice-presidente de futebol do
Flamengo, Kléber Leite, afirmou que caso o Cienciano vença seu jogo de pré-Libertadores e confirme a realização da partida em Cuzco, o clube carioca não viaja para o Peru.

O assunto está encerrado. O
Flamengo não vai jogar em altitude acima dos 2.750m. Temos armas poderosas, como um estudo da comissão médica da Fifa e o apoio do presidente da CBF, Ricardo Teixeira”, afirma Kleber Leite.

O laudo dos médicos da Fifa,
citado pelo vice-presidente de futebol do time rubro-negro, condena a realização de partidas acima de 2.750m. A Fifa atendeu a sugestão, porém divulgou um comunicado pouco esclarecedor, que dá a entender que essa regra valeria apenas para jogos de seleções.

O secretário-geral da Conmebol, Eduardo de Luca, já antecipou que a entidade não deve vetar jogos acima de
2.750m. O plano da entidade ainda engloba liberar que os jogos das Eliminatórias para a Copa do Mundo também possam ocorrer em altitudes elevadas.

Neste ano, o Flamengo enfrentou o Real Potosí em Potosí, na Bolívia, a quase quatro mil metros de altura. Vários jogadores rubro-negros passaram mal durante o empate em 2 a 2, e pouco depois dirigentes do Flamengo anunciaram que o time não jogaria mais na altitude.


Fonte: Cidade do Futebol

Nenhum comentário: