17 de junho de 2010

Seleção nacional tem estreia difícil, apresenta desenvolvimento na segunda etapa, mas sofre gol nos minutos finais

O maior vencedor da história das Copas do Mundo teve muitas dificuldades diante de um adversário inexpressivo no cenário global. Após o apito inicial, a equipe comandada por Carlos Dunga demorou quase uma hora para vazar o goleiro Ri Myong Guk, da Coreia do Norte. Com Maicon, primeiro, e Elano, na sequência, a seleção brasileira garantiu o resultado positivo, que ficou um pouco abafado pelo desconto de Jy Yun Nam, aos 42min do segundo tempo.

Os três pontos garantidos pela vitória colocaram o Brasil na ponta do Grupo G, já que no duelo entre os outros dois concorrentes, Portugal e Costa do Marfim apenas empataram sem gols – os africanos são os próximos adversários, em duelo no domingo (20).

Diante da teórica equipe mais fraca da chave, a seleção verde-amarela, mais do que nervosismo, apresentou problemas na transição ofensiva e na criação de jogadas laterais. Felipe Melo, alvo de boa parte das críticas de torcedores e imprensa no período de preparação para o Mundial-10, era quem dava início às ações.

O camisa 5 efetuou, apenas nos primeiros 45 minutos, o total de 49 passes. Apesar de a maioria destes ter como direcionamento companheiros que estavam mais próximo dele, Melo se destacou nos lançamentos – foram quatro certos.

Uma das inversões mais longas, inclusive, resultou no gol inaugural. Aos 10min da etapa final, quando o Brasil já exercia um volume mais efetivo no campo de defesa norte-coreano, Melo, posicionado na faixa esquerda da intermediária, lançou Elano. O meio-campista dominou e esperou a passagem de Maicon, que foi à linha de fundo e chutou em direção à meta defendida por Ri Myoung Guk.

O lateral-direito apareceu com propriedade em outras oportunidades. Defensivamente, realizou quatro desarmes, mas quase não foi incomodado pelos atacantes rivais. Apenas Jong Tae-Se, o “Rooney Asiático”, que jogou isolado à frente, despertou a atenção dos zagueiros – em especial de Juan, impecável na maioria dos embates.

Confira no fluxograma o posicionamento de Maicon. Quando o Brasil buscou de maneira mais incisiva o ataque, o jogador da Inter de Milão foi o mais acionado (recebeu 34 vezes a bola), trabalhando passes ao lado de Elano e Daniel Alves. Este substituiu o atleta do Galatasaray no instante seguinte ao gol anotado por ele, após belo passe de Robinho.
No fim, a Coreia do Norte, 105º time do ranking da Fifa, acabou premiada pela sua dedicação. Jy Yun Nam, autor de seis desarmes, encontrou espaço no lado mais forte e seguro do sistema defensivo sul-americano, entre Lúcio e Maicon, e finalizou com força. Júlio César não teve chance de defesa.


Para ver a análise completa da Scout Online, clique aqui.


Fonte: Universidade do Futebol.

Nenhum comentário: