23 de junho de 2010

Placar Histórico: “Domingo, sangrento domingo”

Os jornais de todo o mundo noticiaram no último 16/06/2010 o pedido de perdão em relação ao massacre de civis irlandeses ocorridos em 30 de janeiro de 1972, feito pelo primeiro-ministro britânico em pessoa após condenação da própria justiça britânica. O que não deixa de ser emblemático ao acontecer durante a realização da Copa do Mundo da África do Sul, outro país com histórico de massacres étnicos e também sem disposição para pedidos de perdão.

O fato: no dia 21 de novembro de 1920, em plena Guerra da Independência da Irlanda, após 14 soldados ingleses serem mortos em combate pelo IRA (exército republicano irlandês), tropas de ocupação britânicas em represália assassinaram 13 católicos irlandeses.

O local do massacre foi o estádio Croke Park, um dos locais mais simbólicos de Dublin, capital da ainda unificada Irlanda durante uma partida de futebol gaélico (um dos mais tradicionais esportes do país).

No local se encontravam mais de dez mil pessoas que assistiram a um jogo entre o time de Tipperary e o de Dublin quando os soldados ingleses invadiram o gramado fortemente armados e abriram fogo contra a arquibancada, atingindo várias pessoas e matando 13, sendo um jogador. Em 05 de fevereiro de 2008, em amistoso neste mesmo estádio, a seleção brasileira venceu a seleção da Irlanda por 1 a 0.

Em 30 de janeiro de 1972 ocorreu um segundo massacre na cidade de Derry. Esta segunda data ficou tristemente conhecida como 'Domingo Sangrento', com novo ataque criminoso de tropas britânicas contra manifestantes, na já seccionada Irlanda do Norte. Resultado: 14 mortos (sendo seis crianças) e 26 feridos. Este episódio ficou historicamente marcado, sendo um dos seus ícones a canção 'Sunday Bloody Sunday' da banda irlandesa U2, produzida em 1982.

Fonte: PSTU na araquibancada.

Nenhum comentário: