17 de junho de 2010

Campeões europeus pressionam defesa adversária, mas confirmam fama de falhar em Copas do Mundo

Mesmo com seu toque de bola característico e com domínio quase que total das ações ofensivas, a Espanha não foi capaz de vencer a seleção suíça em sua estréia na Copa da África. Os rivais mostraram a mesma eficácia defensiva do Mundial de 2006, quando terminaram o torneio sem levar sequer um gol.

Durante todo o primeiro tempo, a Suíça não atacou. Seus jogadores de frente, Nkufo e Derdiyok, ficaram isolados sem poder agredir o adversário. Em contrapartida, a Espanha tocava a bola com tranquilidade na intermediária ofensiva, chegando a alcançar 83% de posse de bola com quase 20min. O meio-campo do Barcelona, Xavi Hernández, dominava o setor, ditando o ritmo do jogo. Ao todo foram 80 passes certos do camisa 8, destaque neste quesito.

A Fúria, como é chamada justamente devido ao seu ímpeto ofensivo, atacava com Iniesta, que monopolizava as ações pelo lado esquerdo do campo. Porém, David Villa não dava opções de passe, já que pouco se movimentava, sofrendo com a marcação suíça. O centroavante foi o terceiro jogador do time que menos recebeu bolas, atrás apenas do goleiro Casillas e do zagueiro Puyol.

Na segunda etapa, os espanhóis começaram a demonstrar nervosismo com a dificuldade de marcar. Os suíços aproveitaram para acionar seus atacantes que antes mal participavam do jogo. Aos 6min, após um chutão do goleiro, o ataque suíço tabelou e Derdiyok ficou na cara do gol. Casillas ainda abafou, mas a bola sobrou para Fernandes empurrar para a rede.

Em busca do empate, o comandante da Espanha, Vicente Del Bosque, realizou as três substituições possíveis. Pedro entrou na ponta esquerda no lugar de Iniesta, Navas na direita e Fernando Torres, que volta de uma grave lesão no joelho direito, mais centralizado ao lado de Villa.

O resultado foi uma pressão constante contra o sistema defensivo da Suíça. Até o zagueiro Piquet subia para o ataque como um líbero (veja sua área de atuação). Foram 12 finalizações contra a meta de Benaglio só no segundo tempo.

Entretanto, as tentativas da Fúria esbarravam na zaga adversária. Com um time de alta estatura, os suíços bloqueavam todas as bolas aéreas. Durante toda a partida ocorreram incríveis 45 cruzamentos errados.


A Suíça acabou premiada por sua competência tática e garantiu seus três primeiros pontos no Grupo H. Agora, a seleção já acumula 394 minutos sem levar gols em Copas do Mundo.

Para ver a análise completa da Scout Online, clique aqui.


Fonte: Universidade do Futebol.

Nenhum comentário: