9 de novembro de 2007

Valdemar Caracas: 100 anos!


Há exatamente cem anos, no dia 9 de novembro de 1907, nascia em Pacoti (CE), Valdemar Cabral Caracas, figura que desempenhou um papel fundamental na fundação e construção do FERROVIÁRIO ATLÉTICO CLUBE.

Caracas tem uma vida marcada por protagonismos e feitos históricos. Foi o primeiro cronista esportivo do estado do Ceará, trabalhando na Ceará Rádio Clube (pioneira da radiofusão cearense) como repórter, comentarista e noticiarista de sua primeira equipe de esportes. Foi correspondente do Jornal do Brasil e do Jornal dos Sports, ambos do Rio de Janeiro. Foi vereador de Fortaleza pelo extinto Partido Socialista e um dos fundadores do Partido Socialista Brasileiro no Ceará.

No entanto, o acontecimento que lhe reservaria um lugar na história do esporte brasileiro e da classe operária cearense ocorreu em 9 de maio de 1933 quando, enquanto chefe do escritório de manutenção da Rede de Viação Cearense, ajudou a fundar juntamente com os trabalhadores da estrada de ferro o nosso querido FERRÃO. Além de ser um dos seus fundadores, Caracas deixou gravado mais um importante fato na história do FERROVIÁRIO: foi o técnico do time na conquista de seu primeiro título estadual de futebol profissional, em 1945.

Em comemoração a um século de vida de Valdemar Caracas, ocorrerá neste sábado (10/11) na Vila Olímpica Elzir Cabral a inauguração de um busto de bronze em sua homenagem. A festividade ocorrerá a partir das 13 horas e trata-se de uma iniciativa da AAFAC (Associação dos Amigos do Ferroviário).

Esta é uma pequena homenagem da ULTRAS RESISTÊNCIA CORAL a Valdemar Cabral Caracas, um exemplo vivo de resistência e de dedicação ao nosso time operário! PARABÉNS CARACAS!!!

Conheça mais sobre o surgimento do FERROVIÁRIO e a participação de Valdemar Caracas nesse processo.

Nenhum comentário: