26 de novembro de 2007

Torcedores do Bahia morrem na Fonte Nova: por conta das instalações físicas precárias.

Durante a comemoração do acesso do Bahia para a Série B do Brasileiro, neste domingo, a Fonte Nova foi palco de festa e tragédia. Um pedaço da arquibancada do anel superior cedeu e os torcedores que ali estavam caíram para fora do estádio. De acordo com o Samu da Bahia, oito pessoas morreram, sendo seis no local e outras duas a caminho do hospital.
Além das vítimas fatais, há ainda cerca de 40 feridos - sendo 15 em estado grave - em razão da queda de aproximadamente 15 metros. Eles estão internados no Hospital Geral do Estado.
O Bahia empatou em 0 a 0 com o Vila Nova-GO e garantiu presença na Segundona de 2008. Mais de 60 mil torcedores estvam presentes na Fonte Nova neste domingo.
Alertas foram ignorados:
Uma tragédia anunciada. Seria a definição mais precisa do acidente que vitimou fatalmente sete torcedores, ontem, no Estádio da Fonte Nova. Isso porque a promotora Joseane Suzart, do Ministério Público Estadual, já havia ajuizado, em janeiro de 2006, ação civil pública na 2ª Vara Especializada de Defesa do Consumidor contra a Superintendência de Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), alertando para as instalações físicas precárias da praça esportiva, oferecendo risco à saúde e segurança dos torcedores.
Segundo ela, relatório da Vigilância Sanitária apontou piso irregular e sem revestimento em alguns setores, infiltrações, além de vários sanitários, boxes e cantinas em precárias condições de higiene. A única providência tomada pela Sudesb, contou Joseane, foi a elaboração de um plano geral contra incêndio e tumultos. Por outro lado, perduram a inexistência de brigada de abandono, alarme e extintores de incêndio, sinalização de emergência e pára-raios.
Horas antes do desabamento, outra morte poderia ser confirmada do lado de fora do estádio. Com os nervos à flor da pele, dezenas de torcedores foram contidos por policiais militares para não linchar um cambista que pedia R$ 70 por cada um dos três ingressos que ainda dispunha – todos de arquibancada, com valor unitário original de R$ 10.

Nenhum comentário: