O Flamengo realizou uma pesquisa que mostra que o monopólio da Globo na transmissão dos campeonatos de futebol prejudica o crescimento das receitas dos clubes brasileiros.
O presidente do Conselho Fiscal do Flamengo e responsável pela pesquisa, Leonardo Ribeiro, disse em entrevista nesta segunda-feira, dia 12, que o modelo atual de negociação dos direitos de futebol beneficia a Globo.
“Televisão aberta, pay per view, jogo de quarta-feira, jogo de domingo, TV à cabo, TV fechada, aberta, eles botam tudo num produto só e vendem de uma vez só. Este valor fica muito elevado e somente a Globo pode pagar. Então, quando ela entra na concorrência ela entra para levar tudo ou nada. E se empatar, se ela tiver uma proposta muito alta e vier uma outra emissora e cobrir, se ela empatar ela leva. Ela joga pelo empate”, disse Ribeiro. A proposta de Leonardo Ribeiro é que esses “produtos” sejam vendidos separadamente.
Ele acredita que essa nova forma daria mais lucro aos clubes. “Por exemplo, a ESPN pode pegar o jogo de quarta-feira, pode ir lá e concentrar a sua força econômica ali e aí a Globo vai ter que brigar ali com ela. Um outro produto qualquer, um jogo de clássico de domingo, esse aí a Record já briga só para esse jogo de domingo. Se você conseguir fracionar, e nós provamos isso no estudo, nuns cinco ou seis produtos, subprodutos, sai de R$ 200 e poucos, que é o contrato hoje, R$ 260 milhões, e pode chegar a R$ 750 milhões”, disse Ribeiro.
Leonardo Ribeiro disse que os dirigentes dos clubes brasileiros têm um misto de “falta de coragem” e dependência econômica da Globo. Segundo ele, a Globo já adiantou o pagamento dos campeonatos de 2008 e 2009 aos clubes.
O presidente do Conselho Fiscal do Flamengo e responsável pela pesquisa, Leonardo Ribeiro, disse em entrevista nesta segunda-feira, dia 12, que o modelo atual de negociação dos direitos de futebol beneficia a Globo.
“Televisão aberta, pay per view, jogo de quarta-feira, jogo de domingo, TV à cabo, TV fechada, aberta, eles botam tudo num produto só e vendem de uma vez só. Este valor fica muito elevado e somente a Globo pode pagar. Então, quando ela entra na concorrência ela entra para levar tudo ou nada. E se empatar, se ela tiver uma proposta muito alta e vier uma outra emissora e cobrir, se ela empatar ela leva. Ela joga pelo empate”, disse Ribeiro. A proposta de Leonardo Ribeiro é que esses “produtos” sejam vendidos separadamente.
Ele acredita que essa nova forma daria mais lucro aos clubes. “Por exemplo, a ESPN pode pegar o jogo de quarta-feira, pode ir lá e concentrar a sua força econômica ali e aí a Globo vai ter que brigar ali com ela. Um outro produto qualquer, um jogo de clássico de domingo, esse aí a Record já briga só para esse jogo de domingo. Se você conseguir fracionar, e nós provamos isso no estudo, nuns cinco ou seis produtos, subprodutos, sai de R$ 200 e poucos, que é o contrato hoje, R$ 260 milhões, e pode chegar a R$ 750 milhões”, disse Ribeiro.
Leonardo Ribeiro disse que os dirigentes dos clubes brasileiros têm um misto de “falta de coragem” e dependência econômica da Globo. Segundo ele, a Globo já adiantou o pagamento dos campeonatos de 2008 e 2009 aos clubes.
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