22 de novembro de 2008

Fifa dá últimato à Federação Peruana de Futebol

Na última sexta-feira (21), Joseph Blatter, presidente da Fifa, a maior entidade do futebol muncial, de um ultimato à Federação Peruana de Futebol (FPF) para que esta resolva o mais depressa possível a disputa que mantém com o governo local. Caso isso não ocorra, Blatter afirmou que a FPF será suspensa de todas as competições internacionais.

O presidente da Fifa, que está no Chile, onde participou da abertura do Mundial Sub-20 de futebol feminino, afirmou que a situação do Peru constitui uma intervenção inaceitável da política no futebol.

Blatter estabeleceu o prazo de até a próxima segunda-feira (24) para que o governo peruano e a FPF enviem um documento à Fifa comprometendo-se a solucionar o conflito. Se não recebermos o documento, a Fifa suspenderá imediatamente a federação peruana”, afirmou o dirigente.

A confusão entre as entidades peruanas acontece, pois o o governo local não reconheceu a eleição de Manuel Burga (foto) como presidente da FPF. Uma das consequências desse desentendimento foi a alteração da sede do Campeonato Sul-amareicano Sub-20, que aconteceria no Peru, mas foi transferido para a Venezuela.

Diante do ultimato dado pela Fifa, Burga afirmou que está disposto a negociar com as autoridades locais. Contudo, de acordo com a sua declaração à Radio Programas do Peru (RPP), a outra o governo estaria dificultando o acordo.

"A FPF fez todos os esforços para escrever um documento conjunto em busca de uma saída, mas o Instituto Peruano do Esporte (IPD) não teve a intenção de aprová-lo", comentou Burga.

Porém, o chefe do IPD, Arturo Woodman, assegurou que o governo manterá a posição de não reconhecer Burga como mandatário da federação peruana e informou que enviou uma carta a Fifa, expondo o ponto de vista do governo. Por outro lado, Burga negou a possibilidade de renunciar o seu cargo para dar uma saída ao enfrentamento. "Muitas pessoas podem pensar que a minha renúncia pode ser uma solução para o problema, mas, hoje em dia, só devemos avançar no tema em relação aos requerimentos da Fifa e sentarmos em uma mesa de diálogo para resolver a situação", afirmou o presidente da FPF.

Caso a Fifa confirme a exclusão do Peru das competições internacionais, os clubes do país não disputariam a Copa Santander Libertadores de 2009. O Internacional está tentando tirar proveito dessa situação. Dirigentes do clube gaúcho estão tentando fazer com que a Copa Sul-Americana se transforme em um caminho para a Libertadores. Finalista da Sul-Americana, o time brasileiro irá decidir o título com o Estudiantes e o presidente do Internacional, Vitório Píffero, quer que o campeão herde a possível vaga deixada pelos times peruanos.


Fonte: Cidade do Futebol

Nenhum comentário: