7 de novembro de 2008

Barcelona quer combater racismo desde o contrato dos atletas

Na última quinta-feira (6), Joan Laporta, presidente do Barcelona, afirmou que o clube pretende entrar na luta em combate ao racismo dentro do futebol. Para isso, o dirigente disse que irá introduzir cláusulas relacionadas à questão nos próximos contratos dos jogadores.

Uma das principais intenções da agremiação catalã é a de combater um tipo específico de racismo que tem crescido bastante nos últimos anos, em alguns países europeus: a xenofobia.

A iniciativa do Barcelona, porém, não foi uma idéia que surgiu dentro do clube. A medida é parte das recomendações construídas por uma comissão de jovens convocada pela Coalizão de Cidade Européias para que fossem debatidas soluções concretas de combate ao racismo.

Apesar das pretensões do clube catalão serem as melhores possíveis a favor da causa, antes de inserir as cláusulas referentes ao movimento que luta contra ações racistas, o Barcelona irá consultar a Uefa, entidade que comanda o futebol europeu.

"Estamos aqui para dar voz aos jovens, que têm muito para nos ensinar na luta contra o racismo", disse Laporta, que também esteve presente na comissão de jovens, em companhia do ex-jogador do Barcelona, Lilian Thuram.

Outras medidas para o combate ao racismo foram apresentadas pelo Parlamento Europeu. Entre elas estão a criação de prêmios para os clubes menos racistas, a difusão de mensagens de tolerância e respeito nos uniformes das equipes e punições a comportamentos xenófobos tanto dentro como fora dos estádios.

Fonte: Cidade do futebol.

Nenhum comentário: