14 de maio de 2008

Racismo no Zenit de São Petersburgo!

O FC Zenit de São Petersburgo na Rússia, é o mais exemplo de manifestações racistas no futebol. O time que está na final da Copa dos Campeões da UEFA pela primeira vez na história não possui jogadores negros no elenco. Até aí tudo bem... Em recente entrevista, perguntado sobre tal fato, o técnico holandês Dick Advocaat declarou que não indica jogadores negros, pois seria impossível a contratação pelo Clube para não desagradar os torcedores.

De fato, os torcedores do Zenit são conhecidos por suas loas ao nazismo, com manifestações claras de racismo em jogos contra adversários que possuem atletas negros, onde costumam fazer onomatopéia de macacos. Em uma imagem captada por um fotográfo, um torcedor usava um capuz branco ao estilo Ku Klux Klan (KKK), seita racista dos Estados Unidos.


Isso só vem a demonstrar o grau de retrocesso na consciência das massas russas após décadas de stalinismo e sua política chauvinista grão-russa, que não seria muito caracterizar como uma forma de fascismo, culminando com a restauração do capitalismo na Rússia.

Felizmente, esta escória não é predominante nos estádios russos. O oposto se verifica em alguns grupos (pois também existe a presença facha nessas bancadas) hooligans do Lokomotiv Moscou e do CSKA Moscou ligados aos Redskins (do RASH) Rússia, que são demonizados por sua truculência com torcidas racistas e de cunho neo-nazi. Como não deixaria de ser, a mídia lá também os estampa nas manchetes como baderneiros para esconder o caráter político dos embates.

...DIEN TVOI POSLIEDNI PRIODIT BURJUI!


(Torcida do Lokomotiv Moscou, ou Loko)

Nenhum comentário: