15 de maio de 2008

Ex-presidente da Uefa insinua que João Havelange favoreceu Brasil em 1994

O ex-presidente da Uefa Lennart Johansson insinuou hoje que o ex-presidente da Fifa João Havelange (foto) teria favorecido o Brasil na vitória sobre a Suécia por 1 a 0 na semifinal da Copa do Mundo de 1994.

Segundo Johansson, Havelange teria pressionado para mudar de maneira irregular o árbitro que apitou a partida.

"O árbitro foi trocado no último segundo por um sul-americano (o colombiano José Joaquín Torres) que mostrou o cartão vermelho a Jonas Thern. Isso foi estranho", assinalou Johansson em uma entrevista à revista sueca de futebol "Offside".

O sueco Johansson, que presidiu a Uefa entre 1990 e 2007 e também foi vice-presidente da Fifa, acrescentou que circulou na ocasião um "rumor" sobre a escolha de Torres.

O ex-presidente da Uefa afirmou que a troca não ocorreu da forma correta, e disse que "suspeita" que Havelange estava por trás da mudança.

"Não nego que a entrada de Thern fosse merecedora do cartão amarelo, mas não do vermelho. Essa decisão influiu na partida. Thern era o capitão e sem ele o jogo não foi o mesmo", assegurou Johansson.

O jogador sueco foi expulso da partida aos 18 do segundo tempo quando, a semifinal ainda estava em 0 a 0. O gol da vitória do Brasil foi marcado aos 35 minutos, com Romário.

A Copa de 1994, disputada nos Estados Unidos, pôs fim a uma fila de 24 do Brasil sem o título mundial. A seleção levantou o troféu após bater a Itália nos pênaltis.

Fonte: Agência EFE

Não é a primeira vez que João Havelange é denunciado por corrupção (saiba mais sobre o assunto). Eu não boto minha mão no fogo por ele... Você bota?

Nenhum comentário: