13 de maio de 2008

Fair play aumenta vagas para Inglaterra na Copa da Uefa

Difundido pela Fifa, o conceito de fair play tem sido tema de campanhas das principais entidades que gerenciam o futebol no planeta nos últimos anos. Agora, a Uefa resolveu fazer uma iniciativa ainda mais contundente para propalar a idéia e dará à Inglaterra, país que liderou o continente nesse quesito, uma vaga extra na próxima edição da Copa da Uefa.
O ranking de fair play é estabelecido a partir de uma análise de jogos de competições organizadas pela Uefa, nas quais um grupo de observadores cria um coeficiente. São contabilizados valores como respeito ao adversário e ao árbitro, comportamento do público e cartões recebidos pelos atletas.
Entre os países analisados, nenhum teve mais incidência de fair play do que a Inglaterra. Com isso, haverá uma vaga a mais na Copa da Uefa da próxima temporada.
A Uefa ainda distribuirá outras duas vagas entre os países com valor 8 em seu ranking – Alemanha, Dinamarca, Espanha, Finlândia, França, Noruega e Suécia. Essa escolha será feita por sorteio.
Depois da definição dos três países que terão direito a vaga, a Uefa usará novamente o fair play como critério. Cada país terá de indicar um ranking interno e esse levantamento servirá como base para a classificação dos times à competição continental.

Fonte: Cidade do Futebol

Uma bela iniciativa da UEFA!

Nenhum comentário: