27 de janeiro de 2010

Por auxílio à arbitragem, Fifa admite utilizar câmeras na linha de gol

A utilização de aparatos tecnológicos para auxílio da arbitragem geralmente é tratada com aversão pela Fifa. Mas desta vez o presidente da entidade, Joseph Blatter, demonstrou uma opinião contrária e afirmou poder câmeras próximas às linhas do gol para esclarecimento de dúvidas em lances desse tipo.

Não sou totalmente oposto, mas somente quando uma tecnologia que permita verificar se a bola passou da linha do gol estiver pronta para ser experimentada”, afirmou o dirigente, em entrevista ao jornal suíço "Sonntagsblick".

No mês de março, a entidade que rege o futebol organizará uma reunião para discutir a possibilidade de se colocar um microchip na bola e a utilização de câmeras dentro dos gols.

Tais procedimentos, entretanto, garante Blatter, não serão acrescidos durante a realização da Copa do Mundo que será realizada em junho, na África do Sul.

Fonte: Soccerex Business

Comunicação eletrônica e imagens de vídeo são os principais recursos para auxiliar os árbitros no futuro. Dando assim uma transparência maior e uma (quem sabe) freada nas mancadas feitas em campo, onde os árbitros não enxergam. Esses recursos tecnológicos já existem e alguns inclusive estão sendo testados. O problema é implantá-los oficialmente. Qualquer proposta de mudança no futebol só entra em vigor depois de aprovada pela International Football Association Board (Ifba), uma comissão formada por quatro representantes da Fifa e um de cada federação de futebol britânica (Inglaterra, Escócia, Irlanda do Norte e País de Gales). Qualquer proposta precisa de pelo menos seis dos oito votos para ser aprovada. E, diferentemente da Uefa (a confederação européia), que é declaradamente a favor do uso de novas tecnologias no futebol, a Fifa e, conseqüentemente, a Ifba são conservadoras. Parece que agora as coisas estão tomando outros rumos e os “donos da bola” estão mais abertos ao dialogo.

Um comentário:

Vidiball Oi! disse...

Tenho uma posição sobre isso... Pq o futebol é o único dos esportes que não aceita mudanças nas regras?

Por mim, já teriamos n mudanças, como por exemplo punição mais severa para os infratores e times que jogam ou praticam o ANTI-JOGO.

Para o bem do bom futebol, mudanças devem ser feitas, não só nas regras em si, mas tb no tapetão, para acabar com esses tumores que são os empresários e donos de clubes.

Apoio a idéia das cams, mas acho pouco ainda!