28 de janeiro de 2010

Fifa recebe protesto por mais um erro escandaloso da arbitragem: agora no futsal

Não é apenas no futebol que a Fifa enfrenta críticas por não permitir o uso da imagem nos lances polêmicos. No futsal, a pressão também é grande para que a tecnologia ande ao lado do esporte. Pode-se dizer que a entidade enfrenta um momento difícil. Após a poeira da mão de Thierry Henry contra a Irlanda nas Eliminatórias, que classificou a França para a Copa do Mundo de 2010, ter baixado, um outro erro incrível de arbitragem aconteceu nas quartas-de-final do Campeonato Europeu de futsal.

A partida entre Espanha e Rússia foi para a decisão por pênaltis após o empate sem gols no tempo normal. A Espanha vencia a disputa por 4 a 3 quando Javi Rodriguez iria para a cobrança decisiva, que poderia classificar o país para a semifinal da competição.

Javi Rodriguez bateu com força, no alto e no meio do gol. A violência foi tamanha que a bola bateu na rede esticada e voltou para frente quicando fora do gol. O jogador espanhol, automaticamente, saiu correndo comemorando a classificação e logo foi cercado pelos companheiros para a festa. Mas, enquanto isso, os dois árbitros apitavam e sinalizavam com as mãos de que a bola não tinha entrado.

Pensando que a bola havia batido na trave, e não, na rede, a dupla de árbitros formada pelo francês Pascal Fritz e pelo croata Edi Sunjic anulava o gol para o espanto dos espanhóis. Desesperados, os jogadores tentavam mostrar para os dois juízes o replay do lance, que passou acidentalmente no telão instalado na quadra. Eles apontavam, em vão, para cima. Mas os árbitros nem davam bola.

Após muitos minutos de contestação, os juízes foram conversar com a mesa e tomaram a decisão: a bola não entrou. E mandaram a disputa de pênaltis seguir. Para a sorte da dupla, a Espanha ainda conseguiu se recuperar psicologicamente e ainda vencer a Rússia por 7 a 6 nas penalidades. Mas as reclamações de toda a delegação espanhola foram fortes após a partida. Eles classificaram o lance como o maior ”roubo do século”. E protestaram na Fifa. Veja abaixo o vídeo do lance que gerou tanta polêmica:



Escrito por Thiago Lavinas

Nenhum comentário: