20 de janeiro de 2010

EUA criam liga só para jogadores brancos

Uma nova liga americana de basquete promete gerar muita polêmica. A competição, que está programada para começar em junho, será disputada exclusivamente por jogadores americanos brancos. As informações são do jornal americano "The Augusta Chronicle".

Em um comunicado encaminhado à imprensa, os organizadores da nova liga deixaram claro que só os “jogadores nascidos nos Estados Unidos e com os pais da raça caucasiana são elegíveis para participar”.

Uma das 12 cidades americanas apontadas para formar seu time para participar da liga já se manifestou contra a iniciativa. O prefeito de Augusta afirmou que não vai apoiar esste tipo de competição.

- Como um entusiasta dos esportes, sempre apoiei atividades desportivas para Augusta. No entanto, neste caso, eu não podia apoiar em sã consciência algo que não se encaixava com o espírito de inclusão que eu e muitos outros temos trabalhado arduamente para promover em nossa cidade – disse Deke Copenhaver.

O presidente da liga, Don Lewis, garantiu que não trata-se de racismo.

- Não há nada de ódio no que estamos fazendo. Eu não odeio ninguém de cor. Mas as pessoas brancas, os cidadãos norte-americanos estão em minoria agora. Você gostaria de ir a uma partida e se preocupar com um jogador te ameaçando ou atacando nos vestiários? Essa é a cultura de hoje, e, em um país livre, devemos ter o direito de nos mover para uma direção melhor – defendeu-se Lewis, citando o caso de Gilbert Arenas, do Washington Wizards, suspenso por tempo indeterminado da NBA por ter levado armas de fogo a um ginásio no início de janeiro.

Fonte: Agência de Notícias .

"É tão absurdo que chega a ser engraçado. Mas isso dá uma ideia de como está nossa sociedade"

"Penso que em qualquer nível de basquete, não importa se for branco, negro, hispânico, asiático ou qualquer coisa, os jogadores tem apenas que ser um time"

Clint Bryant, diretor de atletismo da Universidade de Augusta

Um comentário:

Vidiball Oi! disse...

Caralho!

Isso é polêmico e terá mais epsódios!

Lamentável, só para lembrar que o basquete é um esporte que no seu inicio (universitário nos USA) era um esporte assim como os demais apenas para brancos.

Os negros o jogavam em vilas, favelas e guetos, e soh com muita luta, esse cenario mudou.

O filme uma estrada para a gloria conta mais sobre isso!

Espero que a historia não esteja andando de ré!

Não existem raças! Existe a raça, a raça humana!