27 de junho de 2009

Irã afirma não ter punido atletas da seleção por conta de manifestação política

Durante partida válida pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2010, alguns jogadores da seleção do Irã atuaram com uma pulseira verde nos braços – símbolo de um protesto contra o governo local. O fato teria rendido a detenção e a “aposentadoria” dos participantes. Mas o presidente da federação de futebol do país nega.

Ali Kafashin garante que as informações da mídia não passam de mentiras e infâmia e que o órgão que preside não puniu nenhum jogador da seleção nacional.

Entidade máxima do futebol, a Fifa escreveu aos iranianos, exigindo respostas sobre as supostas penalizações aos jogadores que enfrentaram a Coreia do Sul, na semana passada.

De acordo com informações do diário britânico “The Guardian”, dos seis jogadores que usaram as faixas da cor da campanha do opositor Mir Houssein Moussavi, pelo menos quatro tiveram seus passaportes retirados assim que chegaram a Teerã – isso os deixa, na prática, presos dentro do Irã.

Ali Karimi, de 31 anos, Mehdi Mahdavikia, 32, Hosein Ka'abi, 24, e Vahid Hashemian, 32, teriam perdido a permissão de participar de partidas oficiais até mesmo por clubes.

Mohsen Farahani, ex-presidente da federação de futebol do Irã, acusado de ter arquitetado o protesto, está preso. A imprensa iraniana, porém, afirma que os jogadores se “aposentaram voluntariamente”.

Fonte: Universidade do Futebol

Nenhum comentário: