8 de junho de 2009

Campeonato Cearense com 12 Equipes

Crato, Guarani-J e Limoeiro voltam a disputar o Estadual em 2010. O Icasa, vergonhosamente, fica fora da competição. Ao todo, serão 12 equipes. Já é hora de pensar num campeonato interessante, rentável, inteligente e bem promovido. Sem fórmulas mirabolantes, por favor. Se não for pedir muito, sem aqueles erros grotestos e tradicionais no texto dos regulamentos. E, claro, que não haja jogo em cima de jogo, inviável para os torcedores e impraticável para os times que sequer têm tempo para treinar. Vamos lavar e renovar o nosso campeonato. Pode ser?

Na minha opinião, a fórmula de pontos corridos será sempre a mais justa e se adequa ao número de equipes que disputarão o próximo Estadual. Em sistema de ida e volta, cada time faz 22 partidas. Obviamente, são necessárias apenas 22 datas, o suficiente para evitar atropelos para as equipes que disputam paralelamente a Copa do Brasil. Há como dispor de uma competição mais planejada e viável para os clubes, como também para a televisão. Não haveria necessidade de começar logo no início do ano, permitindo uma melhor preparação de todas as equipes, principalmente de Ceará e Fortaleza, que sempre reclamam do período que invade as férias de seus jogadores.

Sugestões para fórmulas começam a pipocar nos orkuts e blogs da vida. Deparei-me hoje com três sugestões do jornalista Daniel Praciano, do Diário do Nordeste. A primeira, inclusive, se refere ao campeonato de pontos corridos, que também é defendida por outros profissionais da crônica esportiva. Entretanto, a que mais me chamou a atenção foi a terceira, que é no mínimo curiosa, pra não dizer injusta e imoral: "Ceará e Fortaleza só entram no quadrangular decisivo. Os outros 10 clubes jogam entre si em turno e returno. Os dois melhores se encontram com Ceará e Fortaleza para definir o campeão".

Fala sério, heim! Do ponto de vista esportivo, seria um grande absurdo. Respeito a opinião de todos, mas a dica expressa pura e simplesmente a visão de quem vê o futebol cearense resumido a Ceará e Fortaleza, que de tantas benesses já desfrutadas no dia a dia, poderiam pelo menos contar com a imparcialidade e o discernimento de quem é formador de opinião em discussões como uma simples fórmula de disputa. Quero acreditar que o nobre jornalista foi infeliz em sua colocação. Só isso.

Postado por Evandro Ferreira Gomes

Fonte: Portal oficial do Ferroviário

Nenhum comentário: