Foi aprovada pelo Senado colombiano uma lei antifumo. Entre outros aspectos, ela proibe o consumo de tabaco em áreas fechadas e o patrocínio de eventos esportivos. Aí, então, entra a preocupação da esfera futebolística.
Uma empresa do setor tabagista é atualmente a principal patrocinadora da primeira e segunda divisões do Campeonato Colombiano e, em um prazo de um ano, terá de retirar seu logo das aparições públicas.
“Respeitamos a lei, mas não concordamos com ela. A saúde e a educação em nosso país sempre foram financiadas pelas bebidas, os jogos de azar e o tabaco”, retrucara Ramón Jesurún, presidente da Divisão Maior (primeira divisão) do futebol do país, antes da aprovação do projeto.
A medida veta o fumo em bares, restaurantes, shoppings, lojas, parques, estádios, cafeterias, discotecas, hotéis, feiras, cassinos e áreas onde são realizados eventos que reúna grandes massas – os estádios e praças esportivas entram nessa cota.
Entretanto, a iniciativa terá de ser novamente discutida. Os textos aprovados pela Câmara de Deputados e o Senado são diferentes e, após a tramitação, há necessidade de sanção do presidente Álvaro Uribe.
A proposta proíbe também que as fabricantes de cigarro anunciem seus produtos em meios de comunicação, como “rádio, televisão, cinema, jornais, revistas ou em qualquer documento de difusão em massa”.
Fonte: Universidade do Futebol
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