9 de julho de 2010

SporTV pede desculpas por ironias

O canal de esporte da rede Globo para televisão fechada SporTV pediu desculpas publicamente pela reportagem exibida no canal. No dia 1º de julho, a emissora passou um vídeo recheado de ironias e de preconceitos em relação ao Paraguai. O canal desdenhou a paisagem, a cultura e a economia do país. Até a população recebeu tratamento sarcástico: “Gente bonita e simpática desfila pelas ruas. Se você reparar nas fotos da Larissa (Riquelme), só tem ‘pitel’ junto no mesmo retrato”.

A reportagem provocou a ira dos paraguaios. Um dos principais jornais de Assunção, o La Nación, repercutiu o vídeo fazendo duras críticas ao Brasil, enaltecendo a vitória holandesa sobre a “soberba” brasileira. O texto questiona a rede Globo: “Terão humildade suficiente para a autocrítica ou seguirão com a hipocrisia por trás de seus grandes problemas, como o racismo, seus milhões e milhões de pobres, os assassinatos, o tráfico de drogas nas favelas do Rio de Janeiro e fazer crer que a Ciudad del Este é um oásis de contrabando?”

A SporTV, acudida pela péssima repercussão de suas palavras, fez uma matéria enaltecendo o futebol paraguaio e suas conquistas nas últimas Copas. Antes, o pedido de desculpa dado ao público, dito por um apresentador da emissora: “A gente aproveita esse momento para fazer um pedido de desculpas pela péssima maneira como o povo paraguaio foi abordado em reportagem exibida essa semana. Não foi nossa intenção ofender ninguém e nem é essa a linha de trabalho aqui do SporTV, que preza, é claro, pelo respeito a todos os povos”.

Fonte: Máquina do Esporte.

Nenhum comentário: