9 de outubro de 2008

Ante racismo, zagueiro inglês vê Fifa ‘fraca’ e cobra punição de campo

A Fifa prega a luta contra o racismo e os movimentos xenófobos presentes nos estádios de futebol. Mas para o zagueiro inglês Rio Ferdinand, tal postura adotada pela entidade é “fraca” e não tem contribuição efetiva na causa.

A Fifa comenta sobre o que fará, mas nunca coloca suas ações em prática. As autoridades do futebol precisam olhar para si mesmas”, afirmou o defensor do Manchester United e da seleção inglesa, em entrevista concedida à rede britânica BBC.

Como exemplo, Ferdinand citou o incidente ocorrido no jogo entre Inglaterra e Croácia, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo-2010, em Zagreb. Na ocasião, torcedores locais oenderam o atacante Emile Heskey com insultos racistas – a federação croata recebeu apenas uma multa de US$ 27,7 mil.

A Croácia teve que pagar uma multa. O que vão conseguir com isso? Isto não vai fazer com que as pessoas deixem de gritar insultos racistas ou homofóbicos. Joseph Blatter [presidente da Fifa] gosta de falar sobre coisas que são boas para a imagem da Fifa, mas gostaria de vê-los se levantar e estabelecer as punições certas para estes incidentes. Caso coisas como essas se repitam, é preciso tirar pontos. Então, perceberão que o time será punido”, avaliou Ferdinand.

Outro caso citado pelo jogador para explicar sua visão foi em relação a um ex- companheiro de English Team. Hoje zagueiro do Portsmouth, Sol Campbell teria sido insultado por torcedores do Tottenham. E Ferdinand cobra o uso da tecnologia para particularizar as penalizações.

As câmeras de segurança deveriam identificar as pessoas que fazem esse tipo de coisa e expulsá-las do estádio. É a única maneira que vejo para que isto deixe de acontecer”, concluiu.

Fonte: Cidade do Futebol

Está certíssimo o zagueiro inglês. A Fifa deve adotar medidas mais severas para coibir o racismo no futebol. A perca de pontos pelo clube cujo a torcida se manifestou de forma racista pode ser uma medida interessante. Uma das principais consequências que esse tipo de medida poderá ocasionar seria a repreensão que os torcedores fariam contra os racistas presentes nas arquibancadas. Nenhum torcedor gostaria de ver seu clube perder pontos e, diante da possibilidade de isso ocorrer, com certeza qualquer manifestação desse tipo não seria mais tolerada. Tal repreensão aconteceria não somente por parte dos torcedores, mas do próprio clube, que poderia barrar a entrada dos racistas em jogos realizados em seu estádio.

Nenhum comentário: