28 de maio de 2010

‘Paradinha’ será considerada atitude antidesportiva a partir da Copa-10

Nesta terça-feira, após uma reunião especial da International Board, a Fifa enfim se pronunciou oficialmente dando um parecer sobre a questão das paradinhas em cobranças de penalidades. E o artifício, consolidado em campos brasileiros nos últimos anos, será vetado a partir da abertura da Copa do Mundo, no dia 11 de junho.

Aos jogadores que efetuarão a finalização da infração, será permitida apenas alguma finta durante a corrida e não mais no momento do chute.

“Simular na corrida para confundir os oponentes na cobrança de um pênalti é permitido, mas simular o chute na bola uma vez que o jogador completou sua corrida agora é considerada uma infração à regra 14 e um ato de comportamento antidesportivo em que o jogador deverá ser advertido”, informou a principal entidade do futebol mundial em comunicado de seu site oficial.

No último fim de semana, por exemplo, em partida válida contra o Ceará pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro, o atacante Neymar, do Santos, parou sobre a bola no momento do chute, em um lance de penalidade máxima. No Mundial sul-africano, o gol seria invalidado e o jogador, punido.

“Temos a certeza que todos os árbitros e também os jogadores serão informados sobre essa decisão”, garantiu o secretário geral da Fifa, Jerome Valcke.

Também foi anunciado que a organização utilizará de forma experimental durante o período de dois anos dois árbitros assistentes adicionais, conforme o que foi testado na edição 2009/2010 da Liga Europa. A regra, entretanto, será válida apenas ao final da Copa-10.

De acordo com o relato da Fifa, jogadores, treinadores e árbitros presentes na disputa internacional serão ouvidos em discussão sobre a regra 12 (faltas e conduta, com as relações de expulsões, ofensas e punições).




Fonte:
Universidade do Futebol.

Na minha opinião esse lance de paradinha é uma sacanagem com o goleiro. Pensei nunca dizer isso mais "parabéns" para a FIFA.

Nenhum comentário: