15 de outubro de 2009

Senado e Câmara dos Deputados lançam portal para fiscalizar gastos com a Copa de 2014

Na última terça-feira, a Subcomissão Permanente de Acompanhamento da Copa do Mundo de 2014 e da Olimpíada de 2016 anunciou o lançamento de um portal na internet para realizar o controle, a fiscalização e o acompanhamento dos investimentos públicos que serão realizados no Mundial de futebol. A ferramenta é uma parceria entre Senado e Câmara dos Deputados.

A ideia é que o portal seja lançado em novembro de 2009, e que contenha, em uma segunda fase, informações referentes aos gastos do governo federal e dos governos estadual e municipal do Rio de Janeiro relativas à Olimpíada.

“Esse portal representa um importante instrumento de controle dos gastos públicos”, comentou Renato Casagrande (PSB-ES), presidente da Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA), à qual a subcomissão está subordinada.

De acordo com o senador Cícero Lucena (PSDB-PB), presidente da subcomissão, os eventos representam a oportunidade de o Brasil assumir papel de protagonista no cenário mundial e que, com a criação do portal, a sociedade brasileira terá "um mecanismo importante" para acompanhamento dos gastos da administração federal.

Segundo o consultor de fiscalização da CMA, Hipólito Gadelha Remígio, responsável pela organização da ferramenta, haverá a possibilidade de acesso do cidadão às informações por meio de diferentes vias, podendo também apontar irregularidades.

"O cidadão poderá identificar a ação e terá um campo para preencher a denúncia, que poderá ser encaminhada ao tribunal de contas apropriado”, explicou Remígio.

Fonte: Universidade do Futebol

Como se isso fosse evitar os desvios e irregularidades envolvendo os recursos públicos... Balela!

Nenhum comentário: