5 de outubro de 2009

Clube de futebol anarquista leva o esporte além de vencer e perder


Dando um cartão vermelho para a hegemonia

Nas noites de quarta, no canto nordeste do Parc Notre Dame de Grace, encravado entre Cote St. Antoine e Girouard, logo ao norte da corrida canina, Alex Megelas espera pacientemente em um tufo de grama por seguidores (leia-se entusiastas) do que ele chama seu Anarquista Futebol Clube. Através de uma versão não-hierárquica particular de futebol, o clube almeja combater “as práticas discriminatórias que freqüentemente fazem parte dos esportes organizados... como o sexismo, a homofobia e o machismo”.

Essencialmente, o Anarquista Futebol Clube erradicou a hierarquia que normalmente existe nos esportes organizados ao despojar o jogo de suas regras tradicionais. Isso significa sem contagem de placar, limites, capitães, e sem as mãos (epa! Handball é totalmente permitido). Qualquer coisa e qualquer um são permitidos, exceto comportamentos agressivos e más atitudes – as quais Megelas explica você ser capaz de “tirar pessoas fora”. Times são escolhidos usando um sistema de números (1, 2, 1, 2,) e tendem a ser bem flexíveis. Jogadores buscam por pessoas que não estão em seus “times”, e por conta de as pausas para descanso/socialização/Gatorade serem freqüentes, os times tendem a mudar e modificar ao longo da noite.

Embora isso possa parecer apenas diversão, o Anarquista Futebol Clube é retamente atribuído a um conjunto específico de valores. Por utilizar o termo altamente conotativo “anarquista”, o clube politizou o futebol, em reação à discriminação que viam nos esportes, e nos sentimentos divisores que os esportes organizados possam fomentar (exemplo: “amo esse time porque é o meu; odeio tal time por não ser o meu”). Com isso em mente, pessoas aderem ao clube Anarquista porque é um espaço onde sabem que se sentirão seguros e compreendidos. Mais importante, é um espaço onde eles podem realmente se curtir e curtir o futebol sem ter que se preocupar com a desigualdade.

“Eu venho porque é divertido e o pessoal é amigável”, diz Ovidiu, de 17 anos de NDG, que está participando do clube há apenas duas semanas. “É mais divertido que jogar com pessoas que levam a sério, e é melhor que ter que pagar para jogar.”

O grupo de Ovidiu inclui dois outros garotos adolescentes e um menino de oito anos, o irmão mais novo de um dos amigos de Ovidiu. Parte da abertura do programa inclui aceitar grupos de todas as idades. Nas noites de quarta, é perfeitamente normal ver pessoas de 15 anos jogando com – nunca contra – pessoas de 50 anos.

Alguns participantes nem mesmo gostam de futebol. De acordo com Layla AbdelRahim, uma auto-proclamada anarquista, esportes organizados são restritivos e violentos, limitando o potencial do corpo de desfrutar outros tipos de alegrias. AbdelRahim assiste ao Anarquista Futebol Clube relaxadamente, enquanto abraça de todo o coração a desordem implícita do programa. Ela irá fazer com que sua jovem filha corra por lá e construa relações com pessoas que ela descreve como “explodindo de boa energia e caos.”

A questão é: esportes têm o potencial de trazer grupos diferentes a uma harmonia? Megelas e sua equipe acham que não. A Copa do Mundo é um espetáculo; as Olimpíadas são um negócio capitalista. Eventos esportivos internacionais não são capazes de fazer uma ponte entre diferenças significantes. Entretanto, na comunidade local, o Anarquista Futebol Clube prova que paz, amor e compreensão podem se integrar ao futebol como aquela pequena pelota preta e branca. Vocês já ouvira, isso gente: “O importante não é ganhar ou perder, é se divertir!”

Fonte: The McGill Daily/ANA - Agência de Noticias Anarquistas.

Nenhum comentário: