22 de abril de 2009

Presidente da Uefa reafirma intenção de suspender jogos em caso de racismo

Platini cobra 'coragem' e indica paralisação temporária de duelos e anúncio para o estádio inteiro

A Europa endurecerá ainda mais a linha em relação aos casos de racismo nos estádios de futebol. Na esteira do mais recente acontecimento na Itália, envolvendo a torcida da Juventus e o atacante Mauro Balotelli, da Inter de Milão, Michel Platini, presidente da Uefa, ratificou sua posição e anunciou a proposta de paralisação dos duelos caso situações como a do último fim de semana no Calcio se repitam.
“Pediremos que o jogo seja suspenso por dez minutos quando essas coisas acontecerem, e que anúncios sejam feitos no estádio. Se continuar, o jogo deve ser suspenso. É preciso coragem quando há racismo nas arquibancadas. Essa é a missão da Uefa”, declarou o francês, que foi jogador da Juventus, em entrevista coletiva nesta terça-feira.
Atacante da equipe sub-21 da Itália e um dos grandes trunfos da Inter, Balotelli, filho de imigrantes ganenses, e adotado por uma família de Palermo, foi alvo de ofensas ao longo do clássico contra o rival de Turim. Os coros indicavam que negros italianos “não existiam”.
Por conta disso, a Juventus foi punida na esfera desportiva tendo de atuar como mandante em um jogo do Campeonato Italiano com os portões fechados – em casos recentes, os clubes cujos torcedores fizeram ofensas racistas levaram apenas multas.
Giancarlo Abete, presidente da federação italiana (FIGC), afirmou que as regras serão modificadas para permitir a suspensão das partidas.
“O sistema já dá às autoridades o poder de suspender o jogo em caso de faixas que incitem a discriminação racial. Vamos reforçar isso, naturalmente permanecendo atentos para encontrar um equilíbrio com as exigências de segurança do público”, argumentou Abete.

Fonte: Universidade do Futebol

Um comentário:

Brigada 1942 Ultras disse...

Esses ultras italianos tem levado a falacia do futebol italiano, que só se sustenta pela máfia e pelo capitalismo, porém você vê a destruição do football local, uma pena.